A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgou seu acompanhamento semanal das lavouras brasileiras e atualizou o estágio de desenvolvimento das lavouras de milho da safra de verão 2024/25.
Na primeira safra do ciclo 2024/25, os trabalhos de plantio avançaram dos 16,2% da semana anterior para 21,6% até o último dia 29 de setembro.
Este patamar é levemente inferior aos 22,6% registrados no mesmo período da safra passada 23/24. Os estados mais adiantados na semeadura de verão são Rio Grande do Sul (62%), Paraná (60%) e Santa Catarina (46%).
Para o Rio Grande do Sul, a Conab aponta que “o plantio está progredindo nas principais regiões produtoras. As lavouras têm apresentado folhas amareladas devido à alta nebulosidade”.
No Paraná, a maioria das áreas avança para estágios de emergência e desenvolvimento vegetativo apresentando bom estabelecimento inicial.
As precipitações favoreceram o desenvolvimento das lavouras em Santa Catarina. “Os tratos culturais, como adubação de cobertura e controle de pragas estão sendo realizados nas lavouras mais adiantadas”.
Os técnicos da Conab indicaram ainda que 31,9% das áreas plantadas estão em fase de emergência e os 68,1% restantes já avançaram para desenvolvimento vegetativo.