O Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria de Agricultura e do Abastecimento do Paraná divulgou seu relatório semanal trazendo as condições de tempo e cultivo para as principais culturas do estado.
De acordo com o levantamento, 99% das lavouras da segunda safra de milho já foram colhidas no estado, avançando dos 98% da semana passada. O restante está totalmente em maturação.
Os técnicos do Deral ainda classificaram 28% das áreas como em boas condições, 50% como em médias e 22% em ruins. Esses índices ficaram inferiores aos 32%, 44% e 24%, respectivamente, da semana anterior.
“O retorno da umidade melhorou as condições de desenvolvimento as lavouras que estão no campo e deve contribuir para redução de incêndios”, apontam os técnicos do Deral.
A publicação também relata que, “a colheita de milho está quase concluída. No entanto, o processo foi paralisado devido às chuvas recentes. As produtividades continuam variando consideravelmente, dependendo do volume de chuvas recebido e da época de plantio”.
Ao mesmo tempo, os trabalhos de plantio da safra de verão 2024/25 já começaram no estado, com 1% das lavouras já semeadas, com 96% das áreas em germinação e 4% em desenvolvimento vegetativo.
Até aqui, 43% das lavouras de milho verão estão avaliadas como em boas condições e 57% das áreas como em médias.
“Em função da expectativa de frio intenso e da baixa umidade, tivemos apenas plantios pontuais de milho e feijão”, aponta o Departamento.