Por Marta Nogueira
RIO DE JANEIRO (Reuters) – As estimativas da safra de soja e milho verão 2023/24 do Paraná foram reduzidas nesta quinta-feira ante previsão do mês anterior, diante de calor intenso e falta de chuvas, de acordo com levantamento do Departamento de Economia Rural (Deral), do governo paranaense.
A safra de soja do Estado, um dos maiores produtores do país, foi prevista em 19,2 milhões de toneladas, queda de 11,9% ante a previsão anterior.
Principal cultura desse período, a soja também teve sua previsão de área reduzida pelo Deral para pouco mais de 5,7 milhões de hectares, contra 5,8 milhões de hectares previstos anteriormente.
A primeira safra de milho, por sua vez, foi estimada em 2,6 milhões de toneladas, contra 2,9 milhões de toneladas anteriormente. Já a área plantada foi redimensionada para 291,5 mil hectares (5,6% menor).
“Essa é uma safra pequena no Paraná em comparação com a segunda safra, para a qual estão previstos 14,5 milhões de toneladas, e até agora há boa expectativa produtiva”, ressaltou o analista de soja do Deral, Edmar Gervásio.
As chuvas observadas nos últimos dias têm ajudado para que o plantio seja realizado em condições ideais, segundo o relatório do Deral, pontuando que a semeadura deve se fortalecer a partir de fevereiro.