O Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria de Agricultura e do Abastecimento do Paraná divulgou seu relatório semanal trazendo as condições de tempo e cultivo para as principais culturas do estado.
De acordo com o levantamento, o plantio da segunda safra de milho foi oficialmente encerrado, com as áreas se dividindo entre 1% ainda em germinação, 51% em desenvolvimento vegetativo, 33% em floração e 15% já em frutificação.
Os técnicos do Deral ainda classificam 81% das lavouras como em boas condições, 17% em médias e 2% em ruins, um recuo ante aos 86%, 12% e 2% da semana passada, respectivamente.
Ao mesmo tempo, a colheita da safra de verão 2023/24 chegou à 94% no Paraná, com o restante das áreas divididas em 1% ainda em frutificação e 99% em maturação. Para a primeira safra, 47% das lavouras foram avaliadas como em boas condições, 37% como médias e 13% como ruins.
Detalhando as regiões paranaenses, o Deral indica que a colheita de verão chega a reta final na região Norte após o tempo firme da última semana. Enquanto isso, a safrinha segue em desenvolvimento vegetativo e entrando em floração, com boas condições até o momento.
As condições para o desenvolvimento das lavouras de milho também são positivas na região Centro-Oeste.
Já na região Noroeste, a falta de chuvas nos últimos dias já preocupa os produtores da segunda safra. “Com deficiência hídrica no solo há perdas significativas em alguns municípios”, aponta o Deral.