Deral reduz qualidade das lavouras de milho no Paraná e indica colheita em 2% no estado

Logotipo Notícias Agrícolas

O Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria de Agricultura e do Abastecimento do Paraná divulgou seu relatório semanal trazendo as condições de tempo e cultivo para as principais culturas do estado.                                                 

De acordo com o levantamento, 2% das lavouras da segunda safra de milho já foram colhidas no estado. O restante se divide entre 9% ainda em floração, 64% em frutificação e 27% já em maturação.     

Os técnicos do Deral ainda classificaram 51% das áreas como em boas condições, 32% como em médias e 17% em ruins. Esses índices ficam abaixo dos registrados no material da semana anterior, que eram de 57% boas, 29% médias e 14% ruins.   

As regionais que já iniciaram os trabalhos de colheita do milho foram Pato Branco (7%), Campo Mourão (6%), Francisco Beltrão (4%), Irati e Umuarama (3%), Toledo (2%), Laranjeiras do Sul e Ponta Grossa (1%). 

Detalhando as regiões paranaenses, o Deral indica que as últimas precipitações ocorridas interromperam as perdas do potencial produtivo e recuperaram, dentro do possível, o desenvolvimento das plantas na região Norte. 

Já na região Noroeste, muitas áreas continuam sem chuvas, comprometendo a produtividade. “As primeiras colheitas aconteceram na semana passada, e as produtividades foram muito baixas. Já existem produtores fazendo silagem desse milho, pois não fizeram seguro e a colheita será muito pequena, não compensando o trabalho”, dizem os técnicos do Deral. 

Os sinais de déficit hídrico estão aparecendo nas regiões Oeste e Centro-Oeste. “A maioria das lavouras está na fase de florescimento e frutificação. Alguns poucos municípios estão iniciando a colheita de forma pontual, com intensificação prevista em cerca de 30 dias. A seca continua reduzindo a produtividade na região e as primeiras áreas colhidas apresentam baixas produtividades”, relata. 

A Agro Xingú Corretora de Grãos trabalha com os melhores grãos do mercado e também deixa você por dentro das últimas novidades e análises sobre do agronegócio.
Não se esqueça de seguir nossas redes sociais.

Acessar Fonte da Notícia