SÃO PAULO (Reuters) – Os preços mais baixos de commodities agrícolas como soja e milho favorecem arrendamentos de terras no Brasil, e a SLC Agrícola avaliará as oportunidades para tirar proveito dessa conjuntura e eventualmente ampliar sua áreas plantadas, disse o CEO da companhia produtora de grãos, Aurélio Pavinato.
Ele notou que, para a nova safra 2024/25, as oportunidades de arrendamento já estão se fechando, uma vez que o plantio em Mato Grosso começa no próximo mês. Mas indicou que a companhia está atenta para eventuais acordos visando 2025/26.
“As oportunidades de arrendamento para o próximo ano vão continuar existindo”, disse ele, durante teleconferência de resultados trimestrais.
As cotações da soja e do milho na bolsa de Chicago estão oscilando perto de mínimas em quatro anos, diante de uma grande safra nos Estados Unidos.
Segundo ele, nos próximos dois anos, o preço do arrendamento de terras vai se manter estável ou ter ajuste para baixo, já que o setor como um todo vai ter rearranjo por conta do ciclo de baixa das commodities.
“Obviamente, temos de analisar e fazer negócios convenientes”, comentou.
Os ajustes nos preços de arrendamento ocorreriam após altas importantes nos últimos anos, quando a soja e o milho estavam mais caros.
(Por Roberto Samora)