Nesta segunda-feira (1), o USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) trouxe seu primeiro boletim de acompanhamento de safras da temporada 2024/25, com os trabalhos de campo já iniciados para milho e algodão nas safras de verão.
O plantio do cereal alcançou 2% da área projetada até este momento, mesmo índice do mesmo período do ano passado. A média dos últimos anos é de 1%. A semeadura nos Estados Unidos, tradicionalmente, começa pela região do Delta, um pouco mais abaixo e a leste do coração do Corn Belt, com o estado do Tennessee já tendo 57% de sua área plantada, contra 56% do ano passado e 53% de média.
O USDA informou ainda que 3% da área de algodão já foi plantada nos EUA, sendo o mesmo número de 2023 e frente aos 4% da média plurianual. Já no caso do trigo de primavera, 1% da área apenas foi semeada.
Com os primeiros números do plantio começando a chegar, as atenções do mercado se voltarão ainda mais para as condições de clima no Meio-Oeste norte-americano. As informações deverão se cruzar com as estimativas mais recentes do USDA de um aumento de 3% de área de soja e redução de 5% e 4%, respectivamente, de milho e trigo para a nova temporada.
“O clima mais úmido está previsto para o final desta semana – particularmente no leste do Corn Belt, onde alguns campos acumularão mais de 70 mm ou mais de chuvas entre terça e sexta-feira, de acordo com o último mapa de precipitação de 72 horas da NOAA”, informa o portal norte-americano Farm Futures.
Mais a frente, no período de 8 a 14 dias, as previsões indicam a continuidade do padrão mais úmido de tempo para o Meio-Oeste e as Planícies, com temperaturas mais altas do que o normal, em especial na próxima semana.
O primeiro mapa mostra as chuvas previstas para o período de 9 a 15 de abril:
Já o segundo, as temperaturas, que deverão ficar acima da média para o período em praticamente toda área produtora dos EUA: