O USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) trouxe seu novo reporte semanal de vendas para exportação com dados dentro do esperado para todos os grãos na semana encerrada em 3 de outubro.
SOJA
As vendas de soja da última semana foram de 1,264,3 milhão de toneladas da safra 2024/25, dentro das expectativas do mercado de 800 mil a 1,7 milhão de toneladas. O destino principal foi a China, que respondeu por 583,4 mil toneladas do total.
“A cobertura da China para outubro praticamente morreu. Novembro está se aproximando de 60%. O que preocupa o chinês é a cobertura da janela dezembro-fevereiro. Ou os crushers na China compram muita soja entre outubro e dezembro ou reduzem o volume de crush aguardando a nova safra brasileira”, afirma o time da Agrinvest Commodities.
Em todo ano comercial, as vendas de soja dos EUA já somam 20,138,1 milhões de toneladas, contra pouco mais de 19,4 milhões do mesmo período do ano passado. A estimativa do USDA para o total das exportações dda oleaginosa chega a 50,35 milhões de toneladas.
MILHO
De milho, as vendas foram de 1,222,1 milhão de toneladas, enquanto o mercado esperava algo entre 900 mil e 1,7 milhão de toneladas. A maior parte foi adquirida por destinos não revelados. Com este volume, o total do cereal já comprometido pelos EUA com as exportações chega a 17,649,8 milhões de toneladas, superando o mesmo período do ano passado, quando eram pouco mais de 15,2 milhões. A estimativa é de que os EUA exportem 58,42 milhões de toneladas.
“A China segue ausente das compras, devido à grande safra de trigo de inverno, o que está substituindo o milho na raçãop animal. Porém, a redução na oferta de milho ucraniano e encarecimento do milho na América do Sul tem mantido as vendas do milhoi americano em bom ritmo”, complementa a Agrinvest.