Apesar da chegada do Outono, o mês de abril ainda será de temperaturas acima da média em boa parte do Brasil. As informações são da Climatempo, que destaca os estados de Mato Grosso do Sul, áreas de São Paulo e parte do Sul do Brasil, sobretudo no norte gaúcho, meio oeste de Santa Catarina e norte e oeste do Paraná.
“Essas áreas terão maior domínio de massas de ar quente e seco, que vão prevalecer boa, parte do mês, trazendo condições de temperaturas mais altas e alguns períodos até de calor intenso, especialmente em Mato Grosso do Sul. Este cenário, também, é previsto para algumas áreas do centro-oeste e norte do estado de São Paulo e norte do Paraná, especialmente na primeira quinzena de abril, com calor ficando mais acentuado. Nas demais áreas do país a tendência também é de temperaturas acima da média”, afirma a consultoria.
A consultoria acrescenta ainda que o mês será marcado pela fase de transição do El Niño. A tendência é de um período curto de neutralidade, com o La Niña se desenvolver entre os meses de junho e agosto, podendo alterar as condições do inverno no Brasil.
Veja a previsão de temperatura nos próximos dias:
Próximos dias
De acordo com informações do modelo Cosmo, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), para as próximas 24 horas são previstas chuvas de até 60mm no Centro-Oeste do Brasil. O destaque fica para o norte de Mato Grosso, que deve receber os volumes mais significativos no período. Também há previsão para chuvas em Goiás, com acumulados entre 20mm e 40mm nesta terça-feira (2).
As previsões indicam ainda condições de chuva para áreas do Matopiba. Nesta região os volumes mais significativos são previstos para o Maranhão. Também chove no norte do Tocantins e em áreas isoladas da Bahia durante as próximas horas. No Sudeste do Brasil as chuvas devem acontecer de forma irregular e sem grandes volumes.
No Sul do Brasil, as chuvas devem retornar só na quinta-feira, dia 4 de abril. Áreas de instabilidade devem avançar sobre o Rio Grande do Sul e novas chuvas entre 20mm e 40mm são previstas. A chuva, no entanto, não deve ter força para avançar para Santa Catarina e Paraná, que devem permanecer com tempo mais seco até o final da semana.
Veja o mapa de previsão de precipitação nas próximas 93 horas: