Estados do Centro-Oeste, Sudeste, Nordeste e Norte do Brasil vão registrar baixos índices de umidade do ar, variando entre 30% e 20% nos próximos dias, de acordo com o que indica o Instituto Nacional de Meterologia (Inmet).
Nesses locais, há pelo menos 15 dias sem chuvas, sendo que em algumas localidades esse período já passa de um mês. O prognóstico para os próximos dias do Inmet é de que nessa parte do país não serão registradas novas chuvas por pelo menos mais sete dias.
Essa condição deve se manter por todo o Centro-Oeste do Brasil. A previsão é de que novas chuvas venham acontecer no Mato Grosso do Sul na próxima semana, porém com volumes que não ultrapassarão os 40 milímetros.
Para a região Sudeste, existe a possibilidade de ocorrência de chuva fraca e isolada em áreas do norte do Espírito Santo e nordeste de Minas Gerais, conforme aponta o Instituto.
Ainda de acordo com o Inmet, no Nordeste há previsão de chuva na faixa leste durante esta semana, com chuvas inferiores a 40 mm. Já no interior da região, incluindo o oeste baiano e sul de Piauí e Maranhão, a previsão é de tempo quente e sem chuva.
No Norte do Brasil, calor e alta umidade vão provocar pancadas de chuvas no decorrer da semana superiores a 60 milímetros no noroeste do Amazonas e partes de Roraima e Amapá. Nas demais áreas, podem ocorrer pancadas isoladas com menores acumulados.
As chuvas irão persistir também na Região Sul, principalmente na parte norte do Rio Grande do Sul e meio oeste de Santa Catarina, devido ao posicionamento de um sistema de baixa pressão associado à passagem de um sistema frontal. São previstos pelo Inmet volumes que podem ultrapassar os 60 mm, ventos intensos e descargas elétricas.