Chuvas no Brasil e La Niña: o que esperar para o segundo semestre de 2024?

As próximas semanas devem seguir com os maiores acumulados de chuva acontecendo sobre o Matopiba e a parte central do Brasil. Segundo a NOAA, o fenômeno El Niño segue perdendo força e as condições indicam que o clima caminha para uma situação de neutralidade no Pacífico.

Bons volumes de chuva estão previstos para as próximas semanas no Norte do Mato Grosso, parte do Sudeste, Paraná e Santa Catarina. No Rio Grande do Sul, as precipitações devem acontecer diante da passagem de uma frente fria que vai atuar primeiro na Argentina e no Paraguai, avançando em seguida para o Norte do estado gaúcho.

A possibilidade da transição de El Niño para neutralidade acontecer entre abril e junho de 2024 é de 79%, de acordo com a última atualização da NOAA.

Ao mesmo tempo, há 55% de chance da La Niña se estabelecer ainda em 2024, entre junho e agosto deste ano. Ainda é cedo, mas a sinalização de mudança para La Niña deve ser monitorada, principalmente pelos reflexos que o fenômeno pode trazer para a região Sul do Brasil, Argentina e Paraguai.

O último La Niña ficou ativo entre 2020 e 2023 e causou secas históricas em lavouras de milho e soja no Sul e na Argentina.

A Agro Xingú Corretora de Grãos trabalha com os melhores grãos do mercado e também deixa você por dentro das últimas novidades e análises sobre do agronegócio.
Não se esqueça de seguir nossas redes sociais.

Acessar Fonte da Notícia