Clima da região mudou com o Lago de Itaipu?

Após três anos de pesquisas, resultado surpreendeu a geógrafa Leila Limberger. Em uma entrevista enriquecedora, professora da Unioeste fala sobre aquecimento global, efeito estufa, Amazônia em colapso, impactos do calor em áreas produtivas e o que esperar do clima com a transição do El Niño para a La Niña. Com a maestria de uma educadora nata, ela transformou o bate-papo em uma verdadeira aula de Geografia, oportunizando aprendizado e reflexão, alertando para um cenário assustador, com conquências para a vida humana

A geógrafa e climatologista Leila Limberger, professora da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), trouxe luz às emergências climáticas em uma entrevista no Play, o programa que liga você à informação.

No Jornal O Presente, durante bate-papo com a jornalista Ana Paula Wilmsen, ela fez considerações a respeito de 2023, que foi o ano mais quente da história desde o começo das observações acompanhadas pela agência espacial europeia, em 1850. Falou ainda sobre este início de 2024, quando o mundo enfrentou o fevereiro mais quente da história, segundo o mais recente relatório do observatório europeu Copernicus.

Leila comentou sobre as frequentes ondas de calor que estamos enfrentando e destacou o quanto esses períodos extremos deixam a Terra à beira do seu “limite seguro”.
Questionada se na nossa região o calorão se acentua pela presença do Lago de Itaipu, Leila respondeu que este assunto foi tema de uma das suas pesquisas e os resultados surpreenderam inclusive ela.

A docente também falou dos impactos do calor nas áreas produtivas, tópico relevante para a economia como um todo.

Pontuou, ainda, o que podemos esperar do clima nos próximos meses, com a transição do El Niño para a La Niña.

Efeito estufa, aquecimento global, Amazônia em colapso e muitos outros assuntos estiveram na pauta da conversa.

Com a maestria de uma educadora nata, Leila transformou a entrevista em uma verdadeira aula de Geografia, oportunizando aprendizado e reflexão.

Que tal embarcar nesse bate-papo e compreender um pouco mais sobre o clima e seus efeitos em nosso planeta? Clique e assista!

 

Geógrafa e climatologista Leila Limberger, professora da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), trouxe luz às emergências climáticas em uma entrevista no Play, o programa que liga você à informação – Fotos: Sandro Mesquita/OP Rural

 

Durante bate-papo com a jornalista Ana Paula Wilmsen, Leila fez considerações a respeito das frequentes ondas de calor que estamos enfrentando, destacando o quanto esses períodos extremos deixam a Terra à beira do seu “limite seguro”

 

A docente também falou dos impactos do calor nas áreas produtivas, tópico relevante para a economia como um todo

 

A climatologista apontou o que podemos esperar do clima nos próximos meses, com a transição do El Niño para a La Niña

 

Efeito estufa, aquecimento global, Amazônia em colapso e muitos outros assuntos estiveram na pauta: reflexões importantes para o futuro do planeta

 

Com a maestria de uma educadora nata, Leila transformou a entrevista em uma verdadeira aula de Geografia, oportunizando aprendizado e reflexão

A Agro Xingú Corretora de Grãos trabalha com os melhores grãos do mercado e também deixa você por dentro das últimas novidades e análises sobre do agronegócio.
Não se esqueça de seguir nossas redes sociais.

Acessar Fonte da Notícia