As medidas de governança e compliance vem impulsionando a reputação e o desempenho das empresas brasileiras, sendo os Canais de Denúncias as principais ferramentas de uma estratégia especialmente relevante no cenário competitivo do agronegócio. Pioneira em soluções terceirizadas de Canal de Denúncias, a Contato Seguro lidera o setor com uma plataforma otimizada para detecção precoce de irregularidades nas organizações, visando a promoção de um ambiente de trabalho mais responsável de acordo com as demandas por transparência exigidas na hora de fechar novos negócios.
Para o agronegócio, onde questões como respeito ao meio ambiente e condições de trabalho justas são pautas constantes, a importância dos Canais de Denúncias assume uma dimensão ainda maior. Afinal, estamos diante de um setor que desempenha um papel vital na economia nacional, mas que também enfrenta desafios complexos em termos de gestão de riscos e conformidade regulatória.
Se você busca garantir a sustentabilidade a longo prazo de sua empresa agrícola, é hora de conhecer os benefícios que um Canal de Denúncias oferece. Confira como a Contato Seguro, presente em mais de 2.000 empresas de 37 países diferentes, ajuda a semear novas oportunidades para colher melhores resultados.
Compreendendo os Canais de Denúncias
Os Canais de Denúncias funcionam como pilares de uma conduta íntegra e responsável dentro das empresas do setor agrícola de acordo com o Pacto Global da ONU. Quando disponibilizado pela organização para que funcionários, cooperados, fornecedores e a comunidade possam reportar condutas inadequadas, o Canal de Denúncias facilita o processo de identificar problemas internos, para possibilitar a condução de uma investigação imparcial e eficaz.
Essa abordagem proativa previne danos legais e financeiros, como multas e sanções, além de reforçar o compromisso público da empresa com a transparência e a responsabilidade corporativa. Optar por um Canal de Denúncias externo, implementado por uma empresa terceirizada e profissional, assegura a eficácia e a credibilidade desse mecanismo.
O denunciante terá maior confiança de que aquele ambiente é seguro para compartilhar as suas preocupações sob confidencialidade, sem medo de retaliações, e questões sensíveis como corrupção, discriminação, assédio, segurança no trabalho serão tratadas com a devida seriedade e discrição.
Impactos Positivos no Agronegócio
A presença de um Canal de Denúncias no ambiente agrícola impacta diretamente no bem-estar e no engajamento dos funcionários, reduzindo os níveis de estresse, melhorando o clima organizacional e elevando a qualidade e produtividade do trabalho.
Além disso, a valorização de práticas éticas no campo recebeu um grande impulso com a instituição do Selo de Integridade pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) em 2018, reconhecendo desde então as empresas que se destacam em aspectos como responsabilidade social, sustentabilidade e ética.
Há ainda a questão da melhoria na gestão de riscos e na garantia da conformidade regulatória. Adicionalmente, ao promover uma cultura de ética, empresas do agronegócio conseguem obter certificações como o Selo Pró-Ética da Controladoria Geral da União, a ISO 37001, a ISO 37301 e fazer parte do banco de dados do Cadastro AGROÍNTEGRO.
Histórias de Sucesso no Agronegócio
Empresas agrícolas certificadas pelo Selo Mais Integridade MAPA, como a Agrobiológica Sustentabilidade, comprovam os resultados gerados a partir da implementação de um Canal de Denúncias no programa de compliance das empresas agrícolas.
No ciclo 2022/2023, 27 organizações foram agraciadas com o selo que atesta uma conduta cada vez mais ética no agro. O reconhecimento ainda possibilita parcerias internacionais, engajamento com corporações que valorizam a prática de ESG e melhor classificação de risco em operações de crédito. Isso só demonstra a importância que um Canal de Denúncias pode ter na sustentabilidade a médio e longo prazo de uma empresa agrícola madura.
Implementando um Canal de Denúncias Eficaz
É tudo muito fácil! A Contato Seguro guia um novo cliente, no passo a passo, a fim de proporcionar segurança e eficiência na adoção dessa importante ferramenta.
O primeiro passo é um planejamento, que envolve a definição do escopo do canal, do público-alvo e das políticas de privacidade e confidencialidade. Em seguida, é a designação das responsabilidades para o recebimento das denúncias, supervisão do canal e demais atividades que cercam esse novo processo, até a aplicação de sanções disciplinares.
Com a estrutura preparada, chegou o momento do treinamento e comunicação. Os colaboradores encarregados dos processos relativos às denúncias devem ser capacitados, para a devida realização das atividades. E, toda a organização, deverá ser orientada para o uso adequado do canal e dos benefícios que ele trará para todos.
É por isso que a Contato Seguro, empresa especialista em Canais de Denúncias, oferece capacitações aos seus clientes e auxílio para um monitoramento contínuo do Canal. A plataforma tecnológica da Contato Seguro é personalizável, com garantia de anonimato e confidencialidade, suporte profissional e mecanismos de segurança robustos.
Para saber mais, acesse o site e conheça todas as vantagens de implementar um Canal de Denúncias independente.