A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgou seu acompanhamento semanal das lavouras brasileiras e atualizou o estágio de desenvolvimento das lavouras de milho da safra de verão 2024/25.
Na primeira safra do ciclo 2024/25, os trabalhos de plantio avançaram dos 12% da semana anterior para 16,2% até o último dia 22 de setembro.
Este patamar é levemente inferior aos 18,3% registrados no mesmo período da safra passada 23/24. Os estados mais adiantados na semeadura de verão são Rio Grande do Sul (51%), Paraná (46%) e Santa Catarina (22%).
Para o Rio Grande do Sul, a Conab aponta que “as chuvas, embora de pequenos acumulados, permitiram a realização dos tratos culturais e o avanço das atividades de semeadura, com pouco mais de 50% da área plantada”.
As chuvas também foram benéficas para o Paraná, aumentando “o nível de água no solo na maioria das regiões produtoras, promovendo melhores condições para o desenvolvimento”.
A manutenção do teor de umidade do solo também favoreceu a germinação, a emergência e o crescimento vegetativo inicial da cultura em Santa Catarina, que tem 22% de área semeada.
Os técnicos da Conab indicaram ainda que 41,8% das áreas plantadas estão em fase de emergência e os 58,2% restantes já avançaram para desenvolvimento vegetativo.