O Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria de Agricultura e do Abastecimento do Paraná divulgou seu relatório semanal trazendo as condições de tempo e cultivo para as principais culturas do estado.
De acordo com o levantamento, 98% das lavouras da segunda safra de milho já foram colhidas no estado, avançando dos 96% da semana passada. O restante está totalmente em maturação.
Os técnicos do Deral ainda classificaram 32% das áreas como em boas condições, 44% como em médias e 24% em ruins. Esses índices ficaram superiores aos 29%, 45% e 26%, respectivamente, da semana anterior.
Detalhando a situação do milho paranaense, o Deral indica que, “restam apenas algumas áreas de milho segunda safra a serem colhidas. Considerando a intensidade da estiagem, alguns rendimentos têm surpreendido positivamente, apesar das perdas consolidadas”.
Já pensando na próxima safra de verão 2024/25, os técnicos do Departamento destacam que as geadas tardias causaram preocupação entre os produtores que planejavam iniciar o cultivo do milho nesta semana.
“Muitos deles alteraram seus planos para começar o plantio apenas na segunda semana de setembro”.
O boletim também ressalta que as cotações do milho estão em baixa e a comercialização da safra está se tornando ainda mais lenta, o que pode ter impacto também na safra de verão.
“O preço da saca do milho deve gerar redução na área dedicada à cultura. No entanto, alguns produtores comentam a intenção de manter as áreas de milho, que são importantes para a rotação e manutenção das boas condições do solo, ajudando a reduzir custos”, diz o Deral.