SÃO PAULO (Reuters) – Os preços do etanol subiram nas usinas do Estado de São Paulo na primeira semana da nova safra (2024/25), que começou oficialmente no dia 1º de abril, com o combustível anidro avançando 9,5%, apontou o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), nesta segunda-feira.
Entre 1º e 5 de abril, o indicador do etanol hidratado fechou em 2,3444 reais/litro (líquido de ICMS e PIS/Cofins), alta de 2,93% frente ao período anterior.
Desde meados do mês passado, quando engatou uma sequência de alta, o etanol hidratado subiu 13,56% na média das usinas paulistas.
No caso do etanol anidro, o indicador atingiu 2,7043 reais/litro na última semana, alta de 9,5%. A elevação do preço desde a semana do dia 15 de março é de mais de 14%.
Na última semana, disse o Cepea, o impulso para os preços “veio da postura firme de vendedores”.
“A produção de etanol ainda está baixa no Estado paulista, devido à ocorrência de chuvas em algumas regiões e ao foco na produção do açúcar”, avaliou.
“Mesmo com a entrada de produto de outros Estados em bases paulistas, a oferta, de modo geral, não foi expressiva”, acrescentou.
A centro de estudos da Esalq/USP observou que no encerramento da semana os preços negociados chegaram a se enfraquecer, por conta da expectativa de aumento no volume ofertado nos próximos dias.
(Por Roberto Samora)