Por Pavel Polityuk
KIEV, 11 de outubro (Reuters) – As exportações de grãos da Ucrânia em 2024/25 devem cair para cerca de 40 milhões de toneladas métricas, ante quase 51 milhões de toneladas em 2023/24, devido a uma colheita menor, disse o primeiro vice-ministro da Agricultura, Taras Vysotskiy, na sexta-feira.
“A colheita (de 2024) devido às difíceis condições climáticas é um pouco menor e não há estoques remanescentes de períodos anteriores e as exportações ficarão em torno de 40 milhões de toneladas”, disse Vysotskiy à televisão nacional.
Ondas de calor anormais dominaram a maioria das regiões ucranianas neste verão, reduzindo drasticamente a produção de milho e outras safras tardias.
O ministro da Fazenda, Vitaliy Koval, disse à Reuters no mês passado que a Ucrânia, uma exportadora líquida de grãos, manteria suas exportações em um nível alto, apesar de uma colheita menor, e poderia enviar ao exterior 16,2 milhões de toneladas de trigo e 21,7 milhões de toneladas de milho na temporada 2024/25.
Os comerciantes exportaram 18,4 milhões de toneladas de trigo e 29,4 milhões de toneladas de milho em 2023/24, também devido aos altos estoques de temporadas anteriores, quando os principais portos marítimos ucranianos foram bloqueados por causa da invasão russa.
A Ucrânia é um grande produtor global de grãos e, antes da invasão da Rússia em 2022, o país exportava cerca de 6 milhões de toneladas de grãos por mês via Mar Negro. Cerca de 85% das exportações de alimentos ucranianos agora saem da Ucrânia de seus portos no Mar Negro.
“Este não é um volume recorde (da colheita de grãos de 2024) e, portanto, estamos confiantes de que a infraestrutura existente… permitirá que esse volume médio seja exportado”, disse Vysotskiy.
FRETE
A Ucrânia exportou 11,7 milhões de toneladas de grãos até agora na temporada de julho a junho de 2024/25, acima dos cerca de 7,42 milhões de toneladas no mesmo período da temporada anterior, mostraram dados do Ministério da Agricultura na sexta-feira.
Os comerciantes enviaram ao exterior 1,29 milhão de toneladas de grãos até agora em outubro, contra 667.000 toneladas entre 1 e 11 de outubro do ano passado.
A consultoria ASAP Agri disse que a tonelagem disponível na bacia do Mar Negro-Mediterrâneo para datas de outubro continuou a diminuir e esta semana os fretadores encontraram uma escassez aguda de embarcações no segmento de transporte costeiro, especialmente para datas spot.
A consultoria disse que os armadores adotaram uma abordagem de “esperar para ver”, evitando oferecer seus navios muito rapidamente.
No entanto, produtores locais disseram que o aumento dos ataques da Rússia a navios que transportavam produtos agrícolas nos principais portos do Mar Negro estava complicando a logística de exportação e afetando os custos do frete.
Fontes de seguros disseram na quinta-feira que os prêmios de guerra aumentaram cerca de 30% esta semana, para pouco mais de 1% do valor do navio, ante cerca de 0,7% no início de setembro, o que significaria centenas de milhares de dólares em custos extras.
Embarcações que atracam na Ucrânia correm “risco elevado de ataque direto por forças russas”, disse a empresa britânica de segurança marítima Ambrey em nota.
Mísseis balísticos russos atacaram a região de Odessa novamente na sexta-feira, tornando-se o quarto ataque desse tipo desde domingo.
Reportagem de assistência por Anastasiia Malenko; edição por David Evans