Fatores internacionais e safra norte-americana influenciam mercado de fertilizantes

O mercado dos macronutrientes continua enfraquecido, principalmente do lado da demanda. A expectativa é que em breve os norte-americanos e europeus entrem no mercado para as aquisições dos produtos para aplicação da safra de primavera, o que pode aquecer os preços.

No mercado de nitrogenados, as negociações da ureia continuam enfraquecidas, com a demanda fraca de Brasil e Índia. Porém a expectativa é que nas próximas semanas os EUA, que ainda estão fora do mercado, comecem as compras para aplicação da safra de primavera, assim como a Europa, e estima-se que uma nova licitação de compra da Índia aconteça em março. Do lado da oferta, ainda não há relatos de quando a China voltará a exportar o macronutriente.

Nos fosfatados, há rumores de retorno das exportações de MAP chinês – a China é o maior produtor de fosfatados e caso retorne às exportações, essa oferta pode pressionar os preços internacionais. Por outro lado, os preços dos fosfatados nos Estados Unidos apresentaram valorização com a chegada do período de compras para aplicação da safra de primavera, vale destacar que são os preços de fosfatados mais elevados comparado com outros portos. No Brasil, com a demanda enfraquecida, os preços continuam de lado.

Em relação aos potássicos, o mercado continua acompanhando notícias sobre o contrato de longo prazo de fornecimento do macronutriente pela Índia, porém ainda aguarda definição.

Os norte-americanos se preparam para iniciar a compras do KCl, que provavelmente será de origem canadense. No tocante ao transporte pela mercadoria, as rotas que passariam pelo Mar Vermelho, os navios têm optado por caminhos alternativos, que acarretam em fretes mais caros e atraso na entrega do produto. No Brasil, o mercado continua enfraquecido, sem grandes variações de preço.

A Agro Xingú Corretora de Grãos trabalha com os melhores grãos do mercado e também deixa você por dentro das últimas novidades e análises sobre do agronegócio.
Não se esqueça de seguir nossas redes sociais.

Acessar Fonte da Notícia