As temperaturas devem ficar acima da média em praticamente todo o País, de acordo com a previsão climatológica do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para o mês de fevereiro. Em toda a região Centro-Oeste o calor deve ser entre 0,5 até 2°C além do normal, condição semelhante também para Norte e Nordeste.
Apenas localidades mais ao leste das regiões Sul e Sudeste, além de alguns pontos isolados, devem registrar anomolia dentro ou abaixo da média. Com isso, segundo a previsão climatológica do Inmet, a temperatura média para fevereiro ficará torno dos 30ºC em áreas do Amazonas, Pará, Amapá, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Matopiba, Ceará, Rio Grande do Norte e Pernambuco. Veja abaixo os mapas de anomalia de temperatura (à esquerda) e temperatura média (à direita).
Durante os últimos dias, o Notícias Agrícolas recebeu diversos relatos por meio do acompanhamento do Realidades da Safra, informando que as altas temperaturas, mais do que a falta de chuvas, foram responsáveis pela queda de produtividade nas lavouras de soja em estados de Paraná, São Paulo Mato Grosso e Goiás, este último onde até mesmo áreas irrigadas registraram perdas.
Primeira semana de fevereiro terá chuvas de até 30 milímetros na Argentina
Na primeira semana de fevereiro, o Serviço Meteorológico Nacional da Argentina indica volumes de chuva entre 5 e 30 milímetros na parte centro-norte do país. A maior concentração será na divisa entre as províncias de Córdoba, La Pampa e Província de Buenos Aires, além da fronteira entre San Salvador de Jujuy e Salta. Esse total é menor do que a média argentina, sobretudo para regiões situadas mais a nordeste, próximas da divisa com Uruguai e Rio Grande do Sul.
Deve começar a chover com mais intensidade na segunda semana do mês, entre os dias 8 e 14 de fevereiro, sobretudo na parte nordeste do país. Os volumes previstos estão predominantemente entre os 20 e 40 milímetros em Corrientes, Misiones, Formosa, Chaco, Santa Fé, Tucumán, Santiago del Estero, Córdoba e partes ao leste de Salta, Jujuy, Catamarca, A Rioja, San Luis e norte de La Pampa e Província de Buenos Aires. Nas demais províncias, as chuvas não devem superar os 20 milímetros no período de sete dias. Esse total é dentro da média ou até um pouco acima em praticamente toda Argentina para o período.