Uma frente quente que avança de Norte para Sul traz chuva para as áreas em que neste momento são as mais atingidas pelas enchentes, como a Grande Porto Alegre. Alerta-se para o alto risco de chuva forte com pancadas torrenciais, que podem vir com raios e trovoadas, não se descartando temporais isolados.
A instabilidade mais forte ocorre nesta noite de sábado no Norte do estado, sobretudo na região da Serra Gaúcha, onde chove forte em vários pontos. O tempo já apresenta chuva na área metropolitana.
Entre a madrugada e de manhã, a instabilidade mais forte migra para Sul com elevado risco de chuva forte a localmente intensa com raios e trovoadas em pontos entre o Centro e o Leste do estado, sobretudo entre os vales, a Grande Porto Alegre e o Litoral Norte.
Ao longo do domingo, a chuva avança mais para Sul. Com isso, em muitas cidades vai abrir o tempo com sol e nuvens. A temperatura fica mais elevada na Metade Norte do estado com sensação de tempo quente e abafado. No Sul gaúcho, chance de chuva mais da tarde para a noite.
Cabe esclarecer que a chuva prevista para as próximas horas não vai interferir na baixa dos rios, onde os níveis já declinam. O máximo que pode ocorrer é reduzir o ritmo de baixa temporariamente em algumas localidades, mas, no geral, a tendência é de baixa da maior parte dos rios.
A massa de ar quente que avança na retaguarda da frente é a que cobre o Brasil neste momento com temperaturas excepcionalmente altas no estado do Paraná, Centro-Oeste e o Sudeste do Brasil.
Esta massa de ar quente cobre o Rio Grande do Sul na segunda-feira, dia que será de sol e nuvens na maioria das regiões gaúchas com forte a intenso calor para esta época do ano. As máximas superam 30ºC em diversas cidades. No extremo Sul gaúcho, alto risco de chuva forte e temporais.