Depois das fortes chuvas do mês de maio, os primeiros dia de junho estão sendo marcados por temperaturas baixas no Sul do Brasil. Após a passagem da última frente fria, Rio Grande do Sul e Santa Catarina têm alerta de declínio nas temperaturas.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta amarelo para queda nas temperaturas entre 3ºC e 5ºC nos dois estados válido para esta terça-feira (4).
De acordo com os dados do modelo Cosmo, as temperaturas mínimas devem ficar entre 4ºC e 10ºC no Rio Grande do Sul e ente 10ºC e 12ºC em Santa Catarina.
“Nesta manhã, com os ventos soprando do oceano em direção ao continente, mantém uma grande concentração de nuvens entre as regiões leste e sul do estado. Assim, as temperaturas estão variando entre 11 e 12 ºC na RMC e no sul do estado. Na faixa litorânea, há registros de chuvas fracas e isoladas com temperaturas em torno dos 15 ºC. Nas demais regiões, o sol predomina e o termômetros registram 25 ºC na região noroeste. A imagem de satélite, mostra a presença da nebulosidade sobre o Paraná”, destaca as informações do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (SIMEPAR).
Veja o mapa de previsão de temperatura mínima para todo Brasil:
CHUVAS
De acordo com dados divulgados na manhã desta terça-feira (4) pela Administração Oceânica e Atmosférica (NOAA), não há previsão de chuvas expressivas no Brasil nos próximos dias.
No período entre 4 e 12 de junho, a tendência é de tempo muito seco e com precipitação apenas no extremo norte do Brasil. Até lá, a região Central do Brasil pode também registrar baixa umidade relativa do ar – característica típica da estação.
O modelo norte-americano prevê a mudanças das condições do tempo apenas na segunda quinzena do mês e com chuvas previstas apenas para o Rio Grande do Sul. Mesmo no estado gaúcho, os modelos desta manhã não indicavam o avanço para todas as áreas e volumes entre 40mm e 60mm são esperados para o centro-sul do estado.
Veja o mapa de previsão estendida para todo Brasil: