Inmet emite alerta para chuvas intensas no Centro-Norte do Brasil nesta 3ª feira

Logotipo Notícias Agrícolas

A terça-feira (20) será marcada por chuva e áreas de instabilidade por todo o Brasil. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta para chuvas intensas válido até amanhã em áreas do Centro-Norte do país. 

“Chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h). Risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas”, afirma a publicação que destaca as condições do tempo em Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Tocantins, Bahia, Maranhão, Piauí e faixa oeste das demais áreas do Nordeste. 

A formação de chuva é favorecida por uma grande massa de ar quente e úmida. As chuvas devem acontecer em formas de pancadas em todas as áreas e eventuais queda de granizo não estão descartadas devido as altas temperaturas. 

De acordo com dados do modelo Cosmo, a tendência é da permanência das chuvas pelo menos até o final desta semana. Os volumes mais significativos são esperados para áreas entre Minas Gerais e Espírito Santo, norte de Goiás e em pontos isolados do Matopiba com precipitação entre 30mm e 60mm no período. As demais áreas devem receber chuvas entre 20mm e 30mm. 

De acordo com a Climatempo, no Sul do Brasil a tempestade tropical Akará ainda continua atuação na costa, mas não tem influência direta nas condições de chuva na região. 

“Os temporais são das nuvens cumulonimbus que crescem fartamente sobre o país por causa da grande disponibilidade de ar quente e úmido. Mas, a tempestade tropical causa vento forte sobre o oceano e isso deixa o mar agitado na costa do Sul e do Sudeste e os navegantes precisam ficar atentos aos avisos da Marinha”, afirma a consultoria. 

Confira a previsão de precipitação nas próximas 93 horas: 

20022024
Fonte: Inmet 
A Agro Xingú Corretora de Grãos trabalha com os melhores grãos do mercado e também deixa você por dentro das últimas novidades e análises sobre do agronegócio.
Não se esqueça de seguir nossas redes sociais.

Acessar Fonte da Notícia