O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta amarelo para queda nas temperaturas no Centro-Sul do Brasil nas próximas horas. De acordo com a publicação, os três estados da região Sul, Mato Grosso do Sul, São Paulo e áreas de Minas Gerais devem ter declínio entre 3ºC e 5ºC entre esta quinta e sexta-feira (18).
De acordo com as previsões do modelo Cosmo, a tendência é que a massa de ar frio mantenha as temperaturas mais baixas durante o final de semana, com potencial para geadas fracas em áreas de serra no norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e sul do Paraná.
“A massa de ar frio e seco se estabelece sobre o Paraná e mantém o tempo estável sobre as regiões paranaenses. No gráfico é possível observar as temperaturas mínimas registradas hoje. Destaque para as regiões entre o sudoeste e o centro-sul que registraram valores abaixo de 10 °C”, complementa a análise do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (SIMEPAR).
Veja o mapa divulgado nesta manhã pelo Simepar:
O tempo começa a ficar mais seco em várias regiões do Brasil. Os modelos mostram condições para chuvas irregulares em áreas do Centro-Oeste e Matopiba, com destaque para Mato Grosso e Maranhão que devem receber os volumes mais significativos, mas sem grande intensidade. Também há previsão de chuvas pontuais no Sudeste do Brasil, sendo os volumes mais expressivos para a faixa litorânea da região.
“Esta é a primeira vez, que vamos sentir um pouco mais está primeira queda mais significativa de temperatura, principalmente durante os começos de manhã, já com um ar mais de outono no estado de São Paulo A madrugada e o amanhecer do sábado, 20, ainda serão friozinhos em algumas regiões, mas, a partir da tarde do sábado, o ar frio vai para o oceano e começa a se afastar do Brasil, o que vai permitir a elevação de temperatura máximas já na tarde do sábado”, complementa a Climatempo na previsão para São Paulo.
Veja o mapa de previsão de precipitação nas próximas 93 horas:
Vale do Caminhos da Neve Registra a Primeira Geada do Ano na Serra Catarinense
A menor temperatura registrada no vale pela rede de Estações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) foi de 1,5°C. Essa temperatura foi propícia para a formação da primeira geada de 2024.
O Vale do Caminhos da Neve possui características peculiares que retêm o frio, situando-se na baixada a uma altitude de 1.200 metros. O ar frio, mais pesado, se deposita nas baixadas, congelando as gotículas de orvalho e formando a geada em um dos lugares mais frios do país.
Em toda a extensão do Vale do Caminhos da Neve, a presença da geada foi marcante, cobrindo não apenas os campos, mas também as gramíneas e a vegetação rasteira.
Mínimas Registradas:
0,1°C – São Joaquim/Climaterra
1,7°C – Bom Jardim da Serra/Epagri
2,5°C – Urupema/Epagri
3,4°C – Urubici/Epagri
3,6°C – Fraiburgo/PWS
4,5°C – Lebon Régis/PWS
4,6°C – Ponte Alta do Norte/Epagri
Dados Coletados por Ronaldo Coutinho – Climaterra / Piter Scheuer Canal do Tempo em Estações Padronizadas, Particulares e Governamentais