Municípios situados no centro-sul do Rio Grande do Sul tiveram ocorrências de tempestades entre a segunda-feira (23), a terça-feira (24) e a esta quarta-feira (25), com registros grande acumulados de chuva, inundações, forte ventania e granizo.
Conforme mostra o monitoramento de estações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), nas últimas 96h foram registrados acumulados superiores a 100 milímetros em diversas regiões do Rio Grande do Sul, chegando até a 173,2 milímetros próximo à Lagoa dos Patos.
Em Dom Pedrito-RS, na divisa com o Uruguai, o município registrou ao longo desta semana diversas inundações e, entre a noite de terça-feira e a madrugada desta quarta-feira, chuva com grandes pedras de granizo.
Na cidade de Camaquã-RS, ao lado da Lagoa dos Patos, região onde foram contabilizados os maiores acumulados, o temporal com fortes ventos deixou estragos na área urbana, com grandes danos em residências e comércios do município.
Um pouco mais ao sul, em São Lourenço do Sul-RS, também ao lado da Lagoa dos Patos, houve o registro de inundação em estrada. Também mais a sul, em Pelotas-RS, uma ponte foi encoberta e prejudicada pela enchente. Próximo de lá, situação semelhante foi registrada em Morro Redondo-RS, com uma estrada encoberta pelas águas.
Ainda na região sudeste do estado, em Piratini-RS, foram registradas forte ventania e chuva de granizo que afetou uma lavoura de canola. Pela região, como mostra o Inmet, os acumulados nesta semana estão em torno de 150 milímetros. A Defesa Civil do Rio Grande do Sul alertou na manhã desta quarta-feira para a possibilidade de cheia do Rio Piratini.
Defesa Civil do Rio Grande do Sul alerta para possibilidade de novas tempestades
Até a noite desta quarta-feira, a Defesa Civil do Rio Grande do Sul alerta para a possibilidade de chuva persistente, tempestades, rajadas de vento intensas e alagamento pontuais em diversas regiões do estado, desde o sul e sudoeste até o nordeste do estado.
“Caso seja surpreendido pelo tempo severo, busque abrigo. Se estiver em casa, feche bem portas e janelas. Durante os temporais, retire da tomada os eletroeletrônicos. Abrigue animais e mantenha-os em segurança”, alerta a Defesa Civil.
O órgão também recomenda que não atravesse áreas inundadas ou alagadas a pé ou de carro, pois a água pode esconder riscos como buracos, bueiros abertos e correnteza. “Procure informações junto à Defesa Civil da sua cidade, conheça os Planos de Contingência municipais para saber quais os riscos e como agir em caso de desastre no seu município”, frisa.