NOAA prevê que chuvas darão trégua em todo o Brasil nos próximos 15 dias

Logotipo Notícias Agrícolas

Depois de um longo período de instabilidade e chuvas constantes, os modelos meteorológicos começam a mostrar um período de tempo seco em todas as regiões do Brasil, inclusive para o Sul do país que ainda tenta se recuperar do excesso de água das últimas semanas. 

Os dados mais recentes do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mostram que nos últimos dias os acumulados ultrapassaram os 1000mm de precipitação no Sul do Brasil, mas que as chuvas foram irregulares nas demais áreas do país. No Norte de Minas Gerais e em áreas da Bahia, por exemplo, não foram registradas chuvas acima de 200mm no período. 

Veja o mapa de precipitação acumulada nos últimos 90 dias em todo Brasil: 

90dias_Inmet

Com a aproximação do Inverno, é natural que as condições do tempo passem a ser de tempo mais seco e temperaturas mais baixas em todo o país. De acordo com as previsões mais recentes da Administração Oceânica e Atmosférica (NOAA), não há previsão de chuvas expressivas nos próximos 15 dias em todo o Brasil. 

No período entre 28 de maio e 5 de junho, o modelo norte-americano prevê ainda a ocorrência de alguma chuva no Rio Grande do Sul, porém com volumes bem mais baixos quando comparados com as últimas semanas. Além disso, mantém a previsão de chuva para o litoral do Nordeste, mas também sem volumes expressivos. 

A região Central do Brasil deve permanecer com tempo muito seco. E com temperaturas podendo alcançar até 28ºC em algumas áreas do Centro-Oeste. No Sudeste, as máximas são previstas entre 24ºC e 28ºC no período. 

Entre os dias 5 e 13 de junho, o NOAA prevê o avanço de áreas de instabilidade para Santa Catarina, Paraná e em alguns pontos do Sudeste, mas ainda assim as chuvas não devem ter força para romper completamente o bloqueio atmosférico. 

Veja o mapa de previsão estendida para todo Brasil: 

NOAA_280524
Fonte: NOAA 
A Agro Xingú Corretora de Grãos trabalha com os melhores grãos do mercado e também deixa você por dentro das últimas novidades e análises sobre do agronegócio.
Não se esqueça de seguir nossas redes sociais.

Acessar Fonte da Notícia