Uma onda de calor sobre uma faixa do Brasil que vai desde o norte do Paraná, passando pelo Sudeste e Centro-Oeste, até o sul do Amazonas deve elevar em até 5°C as temperaturas, de acordo com o que mostra um alerta de grande perigo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Essa condição deve permanecer, pelo menos, até o final da sexta-feira (13).
As áreas afetadas serão o Norte Pioneiro do Paraná, praticamente todo estado de São Paulo, com exceção do litoral, sul de Minas Gerais e o sul do Triângulo Mineiro, todo Mato Grosso do Sul, uma pequena faixa do sul de Goiás, todo oeste de Mato Grosso, Rondônia e uma pequena área do sul do Amazonas.
As temperaturas devem ficar elevadas também até em outras áreas da Região Sul nos próximos dias. Entre o centro-sul do Paraná até o norte do Rio Grande do Sul, podem ser registrados 5° graus acima da da média até a quinta-feira (11).
Até a quarta-feira (10), também podem ser registradas temperaturas até 5°C acima média sobre uma faixa central do Rio Grande do Sul, sudoeste e nordeste gaúcho e uma pequena área do sudeste de Santa Catarina.
Enquanto isso, uma grande área central do Brasil tem alerta de grande perigo para o tempo seco, que vai desde o norte do Paraná, norte de São Paulo, oeste de Minas Gerais, sul de Tocantins e de Roraima, todos os estados de Goiás e Mato Grosso do Sul e todo o centro-sul de Mato Grosso. Nesses locais, a umidade relativa do ar deve ficar abaixo de 12%. Para essa áreas há também grande risco de incêndios e à saúde, de acordo com que alertou o Inmet.
Em relação às chuvas, tudo o país permanece sem nenhuma precipitação pelo menos até a quarta-feira (11), de acordo com o que mostra o prognóstico para os próximos sete dias do modelo Cosmo do Inmet.
A partir da quinta-feira (12), as chuvas começam a ganhar força sobre a Região Sul. Deve chover entre 20 e 50 milímetros em 24h sobre o centro-sul do Rio Grande do Sul. Sobre o norte do estado gaúcho a precipitação ganha intensidade na sexta-feira (13), com acumulados de até 90 milímetros em 24h.
No sábado (14) deve chover até 50 milímetros em Santa Catarina e há precipitação prevista também sobre o Paraná. No sudoeste do estado paranaense os volumes durante o final de semana devem ficar entre 30 e 50 milímetros em 24h.
Entre o domingo (14) e a segunda-feira (15) há previsão de que as chuvas fiquem mais fortes no centro do estado e também em áreas mais a leste e sudeste. Nesses locais, os acumulados em 24h podem ficar entre 70 e 90 milímetros. No norte do estado também deve chover, mas com intensidade menor, com no máximo 40 milímetros em 24h.