O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta para perigo potencial de chuvas intensas sobre os estados de Rondônia, Mato Grosso, Goiás e toda a metade sul de Tocantins até a quarta-feira (16). Nessas áreas, podem ser registrados precipitação entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia e ventos intensos de 40 a 60 km/h.
Segundo o Inmet, as áreas que podem ser afetadas serão: Centro Goiano, Leste Goiano, Ocidental do Tocantins, Centro-Sul Mato-grossense, Sul Goiano, Nordeste Mato-grossense, Oriental do Tocantins, Norte Mato-grossense, Leste Rondoniense, Sudeste Mato-grossense, Norte Goiano, Noroeste Goiano, Sudoeste Mato-grossense, Distrito Federal, Madeira-Guaporé.
Também há um aviso laranja de perigo para tempestade para as seguintes áreas: Sul Goiano, Centro Goiano, Nordeste Mato-grossense, Leste de Mato Grosso do Sul, Centro Norte de Mato Grosso do Sul, São José do Rio Preto, Sudeste Mato-grossense, Norte Goiano, Noroeste Goiano, Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba, Centro-Sul Mato-grossense, Ribeirão Preto, Leste Goiano, Pantanais Sul Mato-grossense, Norte Mato-grossense, Araçatuba.
Nesses locais, podem ser registrados chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos de 60 a 100 km/h, e queda de granizo. Há também risco de de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos. O Inmet alerta também com perigo potencial de tempestade no centro-norte e leste do Paraná, sul de Mato Grosso do Sul e sul, centro de São Paulo, oeste de Minas Gerais, centro-norte de Mato Grosso do Sul, oeste e norte de Mato Grosso, Rondônia, sul do Amazonas e do Pará, Tocantins, leste de Goiás e Distrito Federal.
Há também um alerta amarelo, de perigo potencial para acumulado de chuva sobre o litoral baiano. Para as regiões Metropolitana de Salvador, Sul Baiano, Centro Norte Baiano, Centro Sul Baiano pode ser registrada chuva entre 20 a 30 mm/h ou até 50 mm/dia.
Acumulados acima de 100 milímetros em 24h para pontos das regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul
De acordo com o que mostra a projeção do modelo Cosmo do Inmet, entre a quarta-feira e a quinta-feira (17) os volumes de chuva acumulados em 24h podem chegar a 100 milímetros em uma área central de Mato Grosso. Condição semelhante está prevista para o centro-leste e nordeste do estado entre a quinta-feira e a sexta-feira (18).
A partir da sexta-feira também estão projetadas a possibilidade de chuvas acima de 100 milímetros em 24, para pontos isolados do nordeste de Goiás, sul de Mato Grosso e no sábado (19) para uma faixa central do estado goiano (a oeste do Distrito Federal), norte do Paraná e sul de São Paulo.