Volumes de chuva acima dos 200 milímetros devem ser registrados, de forma localizada, no Rio Grande do Sul, de acordo com o que aponta a previsão do tempo para os próximos 10 dias da Metsul. Esse será um período com muitos dias seguidos de forte instabilidade com registros de pancadas de chuva e temporais isolados, principalmente no oeste, centro e sul do estado.
Nos demais estados do Sul do Brasil, as fortes chuvas serão isoladas, de forma mais irregular, decorrentes de temporais provados pela massa de quente que atua sobre a região. Esses volumes mais intensos serão registrados a partir do final de semana, segundo o que indica a Metsul.
O volume previsto pelo NOAA (Administração Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos) entre os dias 12 e 20 de março indica chuvas entre 70 e 200 milímetros para todo o Rio Grande do Sul, com maior concentração no extremo sul do estado. Em Santa Catarina e no Paraná, de forma mais geral, as chuvas serão menos volumosas, entre 25 e 70 milímetros.
Enquanto isso, há uma faixa central do país que passa por praticamente todo Sudeste, Mato Grosso Sul e a parte sul dos demais estados do Centro-Oeste, onde os volumes de chuva nos próximos 10 dias ficarão entre 5 e 20 milímetros, sendo que em algumas localidades sequer deverá chover. Segundo o Inmet, “a previsão indica pouca chuva em grande parte das regiões Centro-Oeste e Sudeste, exceto em áreas do Mato Grosso, Goiás e pontualmente em Minas Gerais, onde há previsão de pancadas de chuvas que podem ser localmente fortes”.
Chuvas mais volumosas também devem ocorrer no Nordeste. Segundo o Inmet, o centro-norte da região tem previsão de “pancadas de chuvas que podem ser localmente fortes com volumes superiores a 70,0 mm. Nas demais áreas, podem ocorrer pancadas de chuvas isoladas em menores acumulados”.
Para o Norte, o Inmet prevê “pancadas de chuvas no decorrer da semana, com valores maiores que 50,0 mm em praticamente toda a região, mas principalmente em áreas do Amazonas, Pará, Amapá, sul de Roraima e norte de Tocantins”.
Período entre 20 e 28 de março deve registrar chuvas mais espalhadas pelo Brasil
O NOOA prevê chuvas mais espalhadas pelo Brasil a partir do dia 20 deste mês. As maiores concentrações devem ocorrer na região Norte e na parte mais ao norte do Nordeste, com muitas localidades entre 70 e 150 milímetros.
Centro-Oeste, Sul e parte do Sudeste, entre o leste de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo, também devem acumular volumes entre 40 e 100 milímetros em diversos municípios. As demais partes do estado mineiro, São Paulo e Mato Grosso do Sul e sudoeste de Mato Grosso devem apresentar chuvas mais escassas, entre 20 e 50 milímetros, exceto em alguns pontos do MS, conforme mostra o modelo de precipitação do NOAA.