Pensando em intensificar e aprofundar as pesquisas sobre a safra agrícola paulista, representantes da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) estiveram na Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, na última sexta-feira (08/03), para propor a retomada de um intercâmbio tecnológico entre CONAB, IBGE e SAA.
O objetivo da ação é organizar a cadeia produtiva paulista, de modo que as informações representem o agro, de modo mais próximo possível. O secretário executivo da Agricultura, Edson Fernandes, sugeriu firmar um termo de cooperação técnica entre as entidades.
O foco principal entre as iniciativas, além de potencializar o levantamento de safra paulista, é contribuir para fixar os preços dos produtos no Estado, por meio da atuação do Instituto de Economia Agrícola com contribuição da CATI. O IEA realiza pesquisas sobre estatísticas de preço, área e produção, mercados florestais, salários, entre outros. Os levantamentos estatísticos servem de modelo para outras instituições e os preços agrícolas são referência para atacadistas, varejistas e produtores.
O Índice de Preços Recebidos pela Agropecuária Paulista (IqPR), fechou o ano de 2023 em alta de 1,06%. Separados por grupos de produtos, enquanto o índice de origem vegetal (IqPR-V) subiu 5,77%, o índice de origem animal (IqPR-A) apresentou queda de 9,46%. Dentre os principais produtos que tiveram aumento nos preços, destacou-se a laranja para indústria (+68,58%), impactadas pela incidência do greening nos pomares paulistas.
A Conab está presente em todas as regiões brasileiras, com superintendências nos 26 estados e no Distrito Federal, além de 64 Unidades Armazenadoras, como armazéns convencionais, graneleiros, que são capazes de estocar diversos produtos agrícolas e garantir o suprimento alimentar da população.
Estiveram presentes na reunião o coordenador da CATI, Ricardo Pereira, o dirigente de Assessoria Técnica do Gabinete, Alberto Amorim, o coordenador de Câmaras Setoriais, José Carlos de Faria, diretor do IEA/APTA, Felipe Camargo, a superintendente da Conab/SP, Renata de Moraes Vicente Camargo, o gerente de Safras, Marisete Belloli e o superintendente do IBGE de São Paulo, Francisco Barcia.