O último dia de fevereiro será marcado por chuvas no Centro-Sul do Brasil. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmetr) mantém o estado de alerta para chuvas intensas nessas áreas.
Um sistema de baixa pressão favorece as chuvas e de acordo com o Inmet, os volumes mais significativos são previstos para São Paulo, Paraná, e norte do Rio Grande do Sul. Todas essas áreas têm alerta laranja para chuvas intensas nesta quinta-feira (29).
“Chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h), e queda de granizo. Risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos”, afirma a publicação oficial. As chuvas também continuam intensas em áreas do Nordeste nesta quinta-feira.
Segundo dados do modelo Cosmo, a tendência é que continue chovendo nessas áreas nos próximos, apesar da redução nos volume. O primeiro dia de março será marcado por chuvas mais intensas no Paraná, com acumulados entre 20mm e 40mm.
Veja o mapa de previsão de precipitação nas próximas 93 horas:
Já de acordo com a atualização do modelo de previsão estendida, divulgada nesta manhã pela Administração Oceânica e Atmosférica (NOAA), os primeiros dias de marça têm previsão de chuva em todas as regiões do Brasil.
No período entre 29 de fevereiro e 8 de março, o NOAA prevê boas chuvas do sul ao norte do Brasil. Chama atenção a irregularidade das chuvas previstas para o Rio Grande do Sul e os volumes que devem permanecer expressivos na faixa no norte do Brasil.
Entre os dias 8 e 16 de março, o NOAA mantém as condições de chuvas, mas a precipitação mais expressiva passa a ser prevista para áreas do Centro-Oeste e Sudeste do Brasil, com acumulados entre 60mm e 100mm no período.
Confira a previsão estendida para todo Brasil: