Confirmando as previsões anteriores, uma nova Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) se formou e favorece a formação de nuvens carregadas em boa parte do país. Áreas do Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Nordeste podem registrar chuvas intensas nos próximos dias.
“Ventos marítimos, moderados levam muita umidade o leste da Região Sul e do Sudeste gerando mais nuvens e chuva”, afirma a previsão da Climatempo.
Desde ontem chove muito no Sul da Bahia e alguns transtornos foram registrados na região. De acordo com dados coletados nas estações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), após um longo período de seca ou chuvas abaixo da média, a Bahia registrou precipitação de 80mm nos últimos três dias.
Ilhéus registrou volume de chuva 219.25 milímetros em um intervalo de 24 horas, de acordo com os dados da Defesa Civil. A previsão inicial apontava acumulado de 206 mm para o período de sete dias.
Confira algumas imagens divulgadas nas redes sociais:
Também é possível observar que choveu em boa parte do Brasil nos últimos dias. Ainda de forma irregular em relação aos volumes, mas o mapa mostra que as nuvens carregadas chegaram em importantes áreas de produção do país.
Veja o mapa de precipitação acumulada nos últimos três dias:
A ZCAS vai continuar influenciando as áreas de instabilidade e a Bahia tem previsão de mais chuva para as próximas 24 horas. De acordo com o modelo Cosmo, o estaod pode registrar acumulado entre 20mm e 40mm no período.
Ainda no Matopiba também são previstas chuvas para o Tocantins, centro-sul do Maranhão e sul do Piauí com previsão de acumulados entre 20mm e 30mm entre esta quarta e quinta-feira (24).
Segundo a Climatempo, as áreas de instabilidade da Zona de Convergência do Atlântico Sul atuam sobre Mato Grosso, Goiás e o Distrito Federal causando muita nebulosidade e chuva. “Quase todo o Centro-Oeste tem um dia com muitas nuvens, pancadas de chuva com raios a qualquer hora, e alguns momentos em que o sol aparece. Em Mato Grosso do Sul, o sol aparece forte, mas também há previsão de pancadas de chuva no centro, norte e nordeste do estado, principalmente à tarde e à noite”, afirma.
No Sudeste, as chuvas mais expressivas são previstas para Minas Gerais nas próximas horas. O estado pode ter áreas registrando precipitação acima de 70mm nesta quarta-feira (24). Também há previsão de chuvas para São Paulo e Rio de Janeiro, porém com volumes mais baixos.
Veja o mapa de previsão de precipitação nas próximas 93 horas: