Os desafios da safra 2023/24 de soja do Brasil, bem como as previsões e oportunidades para o novo ciclo que logo começa, terão destaque em mesa redonda exclusiva promovida pela Corteva Agriscience com especialistas em clima, mercado e doenças da oleaginosa. O evento será transmitido ao vivo pelo Notícias Agrícolas na próxima quinta-feira (18), às 10h (horário de Brasília).
Participarão do debate, com a interação dos internautas, a meteorologista da Meteored Brasil, Amanda Souza, o Professor Dr. Marcos Fava Neves, o engenheiro agrônomo Luís Henrique Carregal e, Marcus Fiorini, líder do portfólio de fungicidas da Corteva Agriscience. A mediação da mesa será da editora-chefe do Notícias Agrícolas, a jornalista Carla Mendes.
O fungicida Viovan®, desenvolvido após mais de 10 anos de pesquisa, terá destaque como uma das ferramentas do portfólio da Corteva para controlar as principais doenças que afetam os sojicultores de Norte a Sul do Brasil.
O Viovan® é um fungicida composto por dois princípios ativos OnmiraTM Active, a estrobilurina da Corteva, e Protioconazol, sendo um importante aliado dos produtores para aumentar o nível de produtividade* da lavoura, com excelente controle de ferrugem-asiática, além de doenças como mancha-alvo, mancha-parda, cercospora e oídio. Além disso, o fungicida oferece proteção eficaz e reduz o potencial de fitotoxicidade do Protioconazol na soja, conferindo maior seletividade à cultura.
Estudos** realizados pela Corteva, em 11 trabalhos nos estados de Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul na safra 2022/23, apontam que o uso do Viovan® apresentou ganhos de produtividade na soja de até 4 sacas a mais que os concorrentes, sendo o Protioconazol mais seletivo do mercado.
O mesmo estudo aponta, ainda, que Onmira™ permanece como a estrobilurina mais eficiente, com resultados acima da média em comparação com os principais concorrentes no controle da ferrugem-asiática, doença comum na cultura da soja que pode causar uma redução de até 90% na produtividade***. Medidas como o vazio sanitário, a seleção adequada da cultivar e do fungicida, além da correta aplicação do defensivo, são ações necessárias para mitigar as perdas de produtividade ocasionadas por doenças na cultura.
O Comitê de Ação a Resistência a Fungicidas (FRAC-BR) recomenda no máximo duas aplicações de fungicidas do grupo das Carboxamidas no cultivo da soja. Seguindo essa orientação, o Viovan® é a solução ideal, entregando controle eficiente e seletividade da soja.
O Manejo Campeão Onmira™, portfólio de fungicidas da Corteva ainda conta com os fungicidas sistêmicos Vessarya® , carboxamida de controle superior, para o manejo das doenças da soja, como ferrugem-asiática, cercóspora e antracnose, e o Aproach® Power, que oferece flexibilidade para ser usado na primeira e na última aplicação.
Já o Aproach® Premium é um recente lançamento da Corteva, sendo mais um fungicida para agregar dentro do Manejo Campeão Onmira. A solução conta com três ativos combinados, incluindo multissítio, com formulação líquida e que facilita a aplicação. Conta com baixa dosagem se comparado a outras misturas com multissítio promovendo controle e praticidade ao agricultor brasileiro.
Esses quatro fungicidas oferecem a melhor performance e proporcionam plantas saudáveis por mais tempo, controlando as doenças das lavouras em qualquer região do país.
Para saber mais detalhes sobre o Viovan®, clique aqui.
* O aumento da produtividade e rentabilidade foi observado nos campos experimentais, onde foram utilizados os produtos, seguindo corretamente as informações de dosagem e aplicação. O aumento de produtividade e rentabilidade depende também de outros fatores como condições de clima, solo, manejo, estabilidade do mercado, entre outros.
** Estudo realizado em parceria com a Embrapa Soja para os fungicidas Viovan®, Vessarya® e Aproach® Power, que compõem o Manejo Campeão Onmira™.
*** Dados do Consórcio Antiferrugem da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).