O Timing de Aplicação para soja, a nova solução do xarvio®️, marca global de agricultura digital da BASF, chega ao mercado com a proposta de revolucionar o manejo preventivo de doenças, com especial atenção à ferrugem asiática – e do complexo das doenças de final de ciclo – problema que, segundo a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), pode causar perdas de até 90% na lavoura –. Para ter eficiência no controle dos fungos causadores desta e outras doenças, o produtor precisa estar atento ao momento exato de realizar o manejo preventivo.
Baseada em inteligência artificial (IA), com uma média de 99% de performance agronômica, equiparando-se à recomendação de um especialista na tomada de decisões sobre o melhor momento de aplicação dos fungicidas na cultura da soja, o Timing de Aplicação para soja identifica o momento exato para aplicação de soluções de manejo, gerando otimização de recursos e maximização da produtividade. É mais precisão e escalabilidade disponível para consultores agronômicos e produtores rurais durante a safra.
Disponível para o cultivo do milho desde a temporada 2023/24 e, agora, lançada para a soja na safra 2024/25, a ferramenta da xarvio®️ se apoia em variáveis de clima, estágio de desenvolvimento da planta e tolerância genética da variedade para definir o timing de aplicação fúngica.
“O Timing de Aplicação é crucial para o produtor rural no manejo das lavouras, especialmente em um ano com chuvas acima da média, como é previsto que seja este – o que favorece o surgimento de doenças fúngicas nas plantações do país –, porque ajuda a reduzir as perdas de produtividade ao indicar o momento ideal de aplicação dos fungicidas, antes que as doenças se instalem na lavoura”, explica Sérgio Abud, Supervisor de Transferência de Tecnologia da Embrapa.
Desde a década de 1980 na Embrapa, o pesquisador acompanhou de perto as inovações do agronegócio em benefício da produção de alimentos no país e a nova solução xarvio®️ é mais uma delas. “A agricultura digital permite que o produtor conheça cada metro quadrado da lavoura. Ao monitorar a lavoura metro a metro, o produtor pode identificar variabilidades, corrigir problemas de forma pontual e, com isso, aumentar a rentabilidade”, enfatizou o especialista em entrevista ao Notícias Agrícolas.
De acordo com Davi Köhntopp, Pesquisador de Produtos Digitais do xarvio®️, possíveis erros no momento de aplicação fúngica na soja podem custar caro aos produtores rurais brasileiros. O que só reforça a importância do desenvolvimento e lançamento de ferramentas como esta. “Errar o momento ideal de aplicação pode custar até R$ 100 por hectare por dia aos produtores rurais. Com a tecnologia do xarvio®️, o agricultor sabe exatamente quando aplicar o fungicida, reduzindo o risco de perdas e maximizando a eficiência do manejo”, explica.
“O diferencial do Timing de Aplicação é a sua combinação de inteligência artificial com regras agronômicas, garantindo que o agricultor ou agrônomo tenha uma recomendação confiável para proteger as lavouras e otimizar o uso de insumos”, diz Köhntopp. “Essa tecnologia não substitui a figura do agrônomo, mas é uma ferramenta poderosa para apoiar a tomada de decisões com base em dados, potencializando a produtividade e a sustentabilidade”, reforça o especialista da BASF.
Além de mitigar os riscos associados à ferrugem asiática (Phakopsora pachyrhizi), considerada a doença mais severa da soja, o Timing de Aplicação atua no controle de diversas outras doenças que impactam a produtividade da oleaginosa, incluindo Crestamento foliar- (Cercospora Kikuchii), mancha-alvo (Corynespora cassicola), Septoriose (Septoria glycines), e Antracnose – (Colletotrichum truncatum).
Köhntopp ressalta que a tecnologia também traz benefícios para a preservação da eficiência dos fungicidas a longo prazo, já que dificulta a resistência das soluções. “Ao aplicar fungicidas no momento certo, o agricultor utiliza os ingredientes ativos de forma mais eficiente, preservando a eficácia dos produtos e evitando o surgimento de resistência nos patógenos”. A solução possibilita ainda ganhar escala e realizar análises em áreas muito maiores, que seriam humanamente inviáveis de percorrer, gerando mais economia e eficiência.
Para Köhntopp, esta é mais uma amostra da revolução que as novas tecnologias digitais estão promovendo no agronegócio. A nova solução fortalece a posição do xarvio®️ como uma das referências em agricultura digital no Brasil para melhorar a gestão agronômica e práticas de manejo, sendo um passo estratégico da BASF para consolidar a segurança e a sustentabilidade da produção agrícola no país.
A solução do Timing de Aplicação pode ser acessada através da plataforma do xarvio®️ FIELD MANAGER, disponível para produtores de soja em todo o Brasil tanto na versão para celular, como na versão web para computadores.
Tire possíveis dúvidas diretamente com o time do xarvio®️ através do WhatsApp. Clique aqui e fale com um especialista!