Paraná debate vazio sanitário e semeadura da soja na safra 2025/2026 em Fórum Técnico

Com o objetivo de alinhar estratégias para o manejo sanitário da soja, a Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) promove, no dia 27 de novembro, o Fórum Técnico com tema de “Proposta de vazio sanitário e calendário de semeadura da soja – safra 2025/2026“. O evento vai discutir o calendário para o vazio sanitário e a semeadura da próxima safra, além de abordar o controle da ferrugem asiática e as ações da defesa agropecuária.

Organizado em parceria com o Sistema Faep/Senar-PR e o Sistema Ocepar, o fórum será realizado de forma presencial no auditório do Sistema Faep, em Curitiba (PR). O evento vai contar com a participação de representantes do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Entre os temas em pauta estão o controle da Ferrugem Asiática da soja, o uso de fungicidas, e as ações da defesa agropecuária no cumprimento do Programa Nacional de Controle da Ferrugem Asiática da Soja (PNCFS).

Além disso, sojicultores terão a oportunidade de contribuir com medidas e sugestões para o manejo da safra 2025/2026. Neste ano de 2024, o Paraná foi dividido pelo Mapa em três sub-regiões, cada uma com datas distintas para o início do vazio sanitário e a semeadura da oleaginosa, levando em conta as variações climáticas regionais e assegurando períodos mais adequados para o plantio.

Confira a programação completa do Fórum Técnico

Safra em 2024

Dados do Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (Seab), mostram que cerca de 22% dos 5,8 milhões de hectares previstos para a safra 2024/2025 já foram semeados no Paraná. A previsão de colheita é de mais de 22 milhões de toneladas, reforçando a importância do manejo correto durante o vazio sanitário.

Inscrições

As inscrições para o fórum estão abertas e podem ser realizadas aqui.

A Agro Xingú Corretora de Grãos trabalha com os melhores grãos do mercado e também deixa você por dentro das últimas novidades e análises sobre do agronegócio.
Não se esqueça de seguir nossas redes sociais.

Acessar Fonte da Notícia