Projeto da nova indústria de soja da Coopertradição é apresentada a secretários do Paraná

A Coopertradição recebeu, na última semana, a visita do Governo do Paraná, representada pelos secretários da Fazenda, Norberto Ortigara e a Agricultura e do Abastecimento, Natalino de Souza. A comitiva foi recebida na matriz da Cooperativa pelo presidente Julinho Tonus, pelo diretor executivo e Performance, Fernando Alan Tonus, pela diretora de Governança, Mareli Linck Neitzke e pelo diretor de Operações, Nédio Tonus.

Na ocasião, a Coopertradição apresentou os trabalhos que tem realizado no setor do agronegócio, sobretudo, a obra da nova indústria de óleo e farelo de soja, projeto que está em andamento e será concluído em 2026.  “Os secretários queriam conhecer a Cooperativa e o investimento que estamos fazendo na indústria de soja, que será uma indústria que movimentará muita produção, envolvendo todo o Sudoeste do Paraná”, informou Fernando Alan Tonus, Diretor Executivo e Performance da Coopertradição.

Souza contou que tem uma grande admiração pelo Sudoeste do Paraná pela sua capacidade de produção agrícola, bem como, pela presença do cooperativismo, grande responsável pelo fortalecimento do agronegócio, não só na região, mas em todo o Estado. “Isso aqui é um berço, uma escola, então é sempre um prazer estar aqui e hoje temos uma pauta cheia de inaugurações”, afirmou.

Além de conhecer o projeto da nova indústria, os representantes do Governo do Estado trouxeram uma ótima notícia: a aprovação da Coopertradição no Paraná Competitivo, um Programa do Governo do Estado que apoia novos investidores, além de empresas já estabelecidas, que estejam expandindo seus negócios. “Viemos anunciar que firmamos o contrato dentro do Paraná Competitivo, que é um apoio do Estado, na forma de incentivos e benefícios fiscais para quem investe. Como a Cooperativa está investindo, nada mais justo do que dar um abraço no time, nos cooperados, na diretoria, nos seus colaboradores”, relatou Ortigara.

A agenda dos secretários também incluía uma visita in loco ao complexo da nova indústria de óleo e farelo de soja. No entanto, o clima não permitiu e a apresentação foi por meio de vídeos. “Tivemos o privilégio de olhar o andamento das obras, mesmo que por vídeo, já que estava chovendo, e apostando na capacidade de investimento desta que é a mais moderna indústria de processamento de soja do mundo. Uma indústria com capacidade inicial de três mil toneladas por dia, volume em torno de 100 carretas de soja”, declarou Ortigara.

Com a oportunidade, outros assuntos fizeram parte do diálogo, como a conclusão do contorno norte, obra do Governo do Estado, que será fundamental para a nova indústria de óleo e farelo de soja da Coopertradição.

Segundo Ortigara, a indústria terá um movimento de mais de 200 caminhões por dia, sem contar os colaboradores que trabalharão no local. Por isso, ele considerou importante entender a necessidade e tanto quanto possível apressar as obras do Estado, para que tudo aconteça dentro do tempo previsto.

A Coopertradição sente-se orgulhosa pela representatividade que dispõe junto ao Governo do Estado, sendo a pioneira no Brasil ao investir em uma indústria 4.0, empreendimento que será o mais tecnológico, inovador e sustentável dentro do agronegócio brasileiro e representará um avanço significativo para a Cooperativa.

 

A Agro Xingú Corretora de Grãos trabalha com os melhores grãos do mercado e também deixa você por dentro das últimas novidades e análises sobre do agronegócio.
Não se esqueça de seguir nossas redes sociais.

Acessar Fonte da Notícia