A safra de soja 2024/25 já está sendo plantada em algumas áreas do Brasil. As expectativas indicam uma produção que pode alcançar até 166,28 milhões de toneladas, representando um aumento de aproximadamente 10% em relação ao ciclo anterior, de acordo com projeção recente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Esse volume impressionante contrasta fortemente com a produção da safra 1992/93, quando o país registrou apenas 23 milhões de toneladas.
Por trás desse salto de mais de 600% está a evolução das biotecnologias, que têm promovido a sustentabilidade agrícola, facilitado o manejo das plantações e aumentado a rentabilidade dos agricultores brasileiros. Para se ter uma ideia, a segunda geração de biotecnologia para soja da INTACTA, a Plataforma INTACTA2 XTEND® – com ampla eficiência no manejo de plantas daninhas e proteção contra lagartas – está permitindo que produtores colham mais de 100 sacas por hectare.
Marina Menin, líder da unidade soja comercial e algodão da Bayer, revela que, antes da introdução da soja RR, a produtividade no Brasil era cerca de 30 sacas por hectare. “Desde então, a biotecnologia permitiu dobrar esse número, alcançando uma média de 60 sacas por hectare, enquanto a área plantada cresceu apenas 60% nesse período”, diz a especialista, ressaltando que parte desse avanço é resultado do esforço da companhia.
“A agricultura experimentou um ganho real em produtividade nas últimas décadas no Brasil. Agora, com as tecnologias INTACTA2 XTEND® e XTEND® Biotec, as 100 sacas por hectare de produtividade já são uma realidade com nossa biotecnologia, inclusive na safra 2023/24 tivemos resultados alcançando as 120 sacas”, destaca Marina. Para a safra 2024/25, a Plataforma INTACTA2 XTEND® disponibiliza aos sojicultores mais de 200 variedades da cultura adaptadas a todas as regiões produtoras do país e suas particularidades.
No campo, inovação e eficiência são palavras-chave, e a Plataforma INTACTA2 XTEND® oferece exatamente isso: tecnologia de ponta para maximizar a produtividade e facilitar o manejo da lavoura. Com avanços tecnológicos que se destacam no mercado, ela é uma opção cada vez mais valorizada pelos sojicultores brasileiros.
Uma das principais ameaças para a soja no Brasil são as lagartas, que podem comprometer significativamente a produtividade. A INTACTA2 XTEND® traz proteção ampliada contra as seis principais lagartas da soja. Além disso, sua resistência aos herbicidas glifosato e dicamba proporciona um controle eficaz das plantas daninhas de difícil controle, permitindo que você tenha um campo mais limpo com menos esforço.
A Plataforma INTACTA2 XTEND® não é apenas mais uma opção no mercado. É a evolução da biotecnologia que está há anos no mercado, ao lado dos agricultores, ajudando a transformar o cultivo da soja brasileira. Com genética avançada e técnicas de manejo inovadoras, você, produtor rural, tem em mãos uma solução completa que vai muito além da proteção contra pragas e plantas daninhas. É um pacote tecnológico criado para impulsionar sua lavoura rumo ao novo patamar de produtividade.
Marina detalha que, além da seleção das biotecnologias disponíveis na Plataforma INTACTA2 XTEND®, a adoção de um manejo adequado e o investimento em ferramentas digitais são essenciais para que o sojicultor possa alcançar resultados satisfatórios e maximizar a rentabilidade da plantação. Esses fatores também desempenham um papel importante na promoção da agricultura regenerativa.
“A avaliação cuidadosa das necessidades e o monitoramento do desempenho das variedades selecionadas são fundamentais para garantir uma produção eficiente e bem-sucedida de soja. Essa escolha criteriosa permite uma gestão mais eficaz dos recursos, como a otimização do uso de agroquímicos e a rotação de culturas, contribuindo para sistemas agrícolas mais equilibrados”, explica a especialista da Bayer.
Capacitação que eleva ainda mais a produtividade
Outro aspecto crucial para o aumento da produtividade é a qualificação dos profissionais que atuam no campo. Por isso, a Plataforma INTACTA2 XTEND® tem se dedicado a capacitar toda a cadeia produtiva da soja, promovendo a adoção de novas tecnologias e soluções que aumentam tanto a produtividade quanto a sustentabilidade da cultura. Desde o lançamento da Plataforma INTACTA2 XTEND® para soja, em 2019, mais de 106 mil pessoas foram treinadas.
Entre as diversas capacitações e treinamentos oferecidos pela Plataforma i2x, destaca-se o aplicativo “i2x Acerte – A Gestão da Sua Lavoura na Palma da Mão”, que proporciona suporte prático para a administração das lavouras. Com essa ferramenta, o agricultor pode planejar a safra, ter um controle mais eficaz das pulverizações e registrar as atividades realizadas. Além disso, os sojicultores e operadores têm acesso ao site “i2x Lab”, que disponibiliza conteúdos cocriados com os principais especialistas do país.
Benefícios e reconhecimentos aos produtores
Para reconhecer os produtores com as maiores produtividades, a Plataforma INTACTA2 XTEND® também lançou o Liga i2x, concurso de produtividade que está rumo à quarta safra consecutiva. Esse programa premia os melhores resultados obtidos com as variedades INTACTA2 XTEND® e XTEND® Biotec no país, contemplando diversas categorias que refletem diferentes sistemas produtivos da soja. Além disso, a Plataforma criou o programa Clube dos 100, que celebra os sojicultores brasileiros que atingiram ou superaram o marco de 100 sacas por hectare.
Escolher a Plataforma INTACTA2 XTEND® é optar por uma revolução na sua lavoura. Combinando tecnologia, inovação e suporte contínuo, ela coloca o agricultor no caminho certo para vencer os desafios do campo e colher resultados surpreendentes.
Não perca mais tempo com soluções que não entregam. INTACTA é o futuro da soja, disponível para você, clique aqui para saber mais!