A apresentação das diretrizes técnicas para certificação da soja baixo carbono é o tema de abertura do primeiro Dia de Campo sobre Tecnologias para Produção de Soja Baixo Carbono, a ser realizado nesta terça-feira (03), partir das 08h40, na sede da Embrapa Soja, em Londrina (PR), para um público estimado de 150 participantes, entre produtores, técnicos, acadêmicos e profissionais do agronegócio. Na sequência, haverá uma palestra sobre a integração das boas práticas agrícolas no processo produtivo.
A partir das 10h20, a programação será realizada na Vitrine do Programa Soja Baixo Carbono, com os seguintes arranjos conduzidos na entressafra: milheto, nabo e trigo; milho e braquiária ruzziziense; assim como crotalária ochroleuca e braquiária ruzizensis. “A proposta no dia de campo é apresentar os resultados das produtividades das culturas, a massa seca produzida, assim como uma estimar o impacto no acúmulo de carbono”, diz o pesquisador Henrique Debiasi, da Embrapa Soja. “Temos resultados mostrando que no Paraná, ao se introduzir a braquiária consorciada com o milho segunda safra, em sucessão à soja, por exemplo, houve um aumento significativo na produtividade da soja. A rentabilidade foi 11% superior ao sistema padrão da região”, calcula o pesquisador.
Segundo a chefe de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Soja, Roberta Carnevalli, a programação das estações técnicas contará ainda com a apresentação dos benefícios da inoculação e da coinoculação em soja e o uso do Manejo Integrado de Pragas (MIP) no alcance de uma produção de soja mais sustentável. O objetivo é demonstrar as tecnologias que podem contribuir para a mitigação das emissões de gases de efeito estufa (GEE)
O evento será realizado na Vitrine de Tecnologias do Programa Soja Baixo Carbono (www.sojabaixocarbono.com.br), uma iniciativa da Embrapa Soja com sete empresas apoiadoras – Bayer, Bunge, Cargill, Coamo, Cocamar, GDM e UPL – que objetiva agregar valor à soja produzida em sistemas que contribuam para reduzir as emissões de gases de efeito estufa, responsáveis do aquecimento global.
Programação do Dia de Campo Tecnologias para Produção de Soja Baixo Carbono
08h30 Abertura: Auditório da Embrapa Soja
08h40 Palestra: Diretrizes técnicas para certificação Soja Baixo Carbono
09h10 Palestra: Integração de boas práticas agrícolas: da teoria à prática
09h40 Coffee break
10h Deslocamento para o campo
10h20 às 12h Estações técnicas: Vitrine SBC
Estação 1: Modelos de produção diversificados no contexto na mitigação das emissões de GEE: consórcio milho + forrageiras tropicais
Estação 2: Modelos de produção diversificados no contexto na mitigação das emissões de GEE: consórcios de coberturas e o papel do trigo
Estação 3: Inoculação e coinoculação no contexto na mitigação das emissões de GEE
Estação 4: Manejo integrado de pragas na mitigação das emissões de GEE: resultados da 1ª safra
12h10 Encerramento