Sustentabilidade da soja paranaense é tema de painel na ExpoLondrina

O uso da Inteligência Artificial na identificação de doenças da soja, o retorno econômico na adoção de práticas sustentáveis e o impacto do zoneamento agrícola na gestão dos riscos agroclimáticos serão os temas que irão nortear o debate durante o painel Produção Sustentável de Soja no Paraná, promovido pela Embrapa Soja e pelo Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná), nesta quinta-feira (11), às 14 horas, no Pavilhão SmartAgro, do Parque de Exposições Governador Ney Braga, durante a ExpoLondrina, realizada em Londrina (PR). As inscrições antecipadas podem ser feitas aqui.

A primeira palestra a ser ministrada pelo pesquisador da Embrapa Soja André Prando irá apresentar as principais informações sobre o retorno econômico e ambiental na adoção dos manejos sustentáveis, com foco em manejo integrado de pragas e doenças e coinoculação em soja. Outro assunto a ser debatido, durante o painel, será sobre o uso de Inteligência Artificial na identificação de esporos da ferrugem-asiática da soja, a mais severa doença da cultura da soja.

Fotos: Divulgação/Embrapa

A palestra será apresentada pelo pesquisador Renan Barzan, do IDR-Paraná e pelo professor Fabrício Lopes, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Também fará parte do painel a temática envolvendo o aperfeiçoamento do Zoneamento Agrícola de Risco Climático  (Zarc) e o impacto na gestão de riscos agroclimáticos. O tema será apresentado pelo pesquisador da Embrapa Soja José Renato Bouças Farias

Soja no Paraná

Na safra 2022/23, o Paraná foi o segundo maior produtor de soja brasileiro, atrás apenas de Mato Grosso. No Paraná, foram produzidas cerca de 22 milhões de toneladas de soja, dos 154 milhões de toneladas de soja produzidas no Brasil. A área ocupada com soja no estado foi de aproximadamente 5 milhões de hectares, segundo levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab)

Programação

– Retorno econômico e ambiental na adoção dos manejos sustentáveis (MIP-MID) e coinoculação na soja. André Prando (Embrapa Soja).

– Uso de Inteligência Artificial na identificação de esporos da ferrugem-asiática da soja. Renan Barzan (IDR-PR) | Fabrício Lopes (UTFPR).

– Aperfeiçoamento do ZARC e o impacto na gestão de riscos agroclimáticos. José Renato Bouças Farias (Embrapa Soja).

A Agro Xingú Corretora de Grãos trabalha com os melhores grãos do mercado e também deixa você por dentro das últimas novidades e análises sobre do agronegócio.
Não se esqueça de seguir nossas redes sociais.

Acessar Fonte da Notícia