USDA traz vendas semanais de soja abaixo do esperado, com Brasil ainda competitivo e embarcando bem

Logotipo Notícias Agrícolas

Por mais uma semana as vendas semanais de soja para exportação dos Estados Unidos vieram fracas e abaixo das expectativas do mercado. Na semana encerrada em 21 de março, de acordo com dados reportados pelo USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) nesta quinta-feira (28), foram vendidas 263,9 mil toneladas da safra 2023/24. O mercado esperava algo entre 300 mil e 700 mil toneladas. O volume recuou 47% em relação à semana anterior e 26% em relação à média das últimas quatro. O principal destino foi a China. Em todo ano comercial, os EUA já venderam 40,354,9 milhões de toneladas, contra mais de 49 milhões do ano passado, neste mesmo intervalo. 

“O Brasil continua embarcando muita soja a preços descontados, mantendo o programa americano enfraquecido”, afirma a analista de mercado Giulia Zenidin, da Agrinvest Commodities. “Vale lembrar ainda que as vendas da nova temporqada estão muito fracas, somando até agora menos de 500 mil toneladas, contra 8,1 milhões para o mesmo período de 2023”. 

De acordo com números da Secex (Secretaria de Comércio Exterior) reportados na segunda-feira (25), o Brasil já embarcou no acumulado de março 9,917,8 milhões de toneladas de soja em grão, contra 13,2 milhões de toneladas de todo março do ano passado. Somente nesta última semana, os embarques foram de mais de 3,6 milhões de toneladas. 

No acumulado do ano, as exportações brasileiras da oleaginosa também superam 2023, neste mesmo intervalo. São 19,4 milhões de toneladas já exportadas, contra pouco mais de 16 milhões do ano passado. 

MILHO

De milho, as vendas semanais norte-americanas somaram 1,206,5 milhão de toneladas, dentro do intervalo esperado pelo mercado de 800 mil a 1,3 milhão de toneladas. O México foi o maior comprador do cereal dos EUA na última semana. Com este volume, o total já comprometido alcança 42,903,2 milhões de toneladas, supernando o mesmo período do ano passado, quando as vendas eram de pouco mais de 35 milhões. 

DERIVADOS DE SOJA

De farelo de soja, as vendas na última semana foram de 127,3 mil toneladas, sendo a maior parte para a Turquia. As expectativas variavam de 150 mil a 350 mil toneladas. Já de óleo, o país vendeu 6 mil toneladas, enquanto as projeções variavam do cancelamento de 5 mil a vendas de 10 mil toneladas. 

SAFRA 2024/25

Da safra 2024/25, os EUA venderam ainda 120 mil toneladas de soja para destinos não revelados, além de 126,4 mil toneladas de milho, a maior parte destinadao ao México. 

A Agro Xingú Corretora de Grãos trabalha com os melhores grãos do mercado e também deixa você por dentro das últimas novidades e análises sobre do agronegócio.
Não se esqueça de seguir nossas redes sociais.

Acessar Fonte da Notícia