Os Estados Unidos marcam mais uma semana de vendas fracas de soja para exportação, segundo os dados trazidos pelo USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) nesta quinta-feira (29). Na semana encerrada em 22 de fevereiro, o país vendeu apenas 159,7 mil toneladas, dentro das expectativas de 100 mil a 600 mil toneladas do mercado. Em relação à média das últimas quatro semanas, o volume é 30% menor. A China se mantém como o principal destino da oleaginosa norte-americana.
Em toda temporada, as vendas dos EUA alcançam 39,023,5 milhões de toneladas, contra mais de 48,7 milhões do ano anterior, neste mesmo período. O USDA estima que as vendas totais do país alcancem 46,81 milhões de toneladas.
“Como esperado, as vendas semanais foram, novamente, muito baixas para a soja. Circulam pelo mercado rumores de cancelamento de compras de soja americana pela China. A soja dos EUA está pouco competitiva, desacelerando o programa de exportação”, afirma o time da Agrinvest Commodities.
MILHO
De milho, as vendas semanais foram de 1,082,3 milhão de toneladas, enquanto o mercado esperava algo entre 600 mil e 1,2 milhão de toneladas. Em relação à semana anterior, são 32% a mais, mas 5% a menos em comparação com a média dos últimos quatro anos. O México foi o maior comprador do cereal norte-americano.
Assim, o país alcança 38,117,9 milhões de toneladas do grão já comprometidas, acima do mesmo período do ano passado, quando o volume era de pouco mais de 29,2 milhões. Para toda a temporada, o USDA estima que sejam exportadas 53,34 milhões de toneladas.