Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral Pular para o rodapé

AGS leva capacitação para funcionários de frigoríficos de suínos em Goiás

A suinocultura goiana deu mais um passo importante rumo à profissionalização e ao fortalecimento da cadeia produtiva. Neste mês de novembro, a Associação Goiana de Suinocultores (AGS) iniciou um novo ciclo de capacitação voltado a colaboradores de frigoríficos, com foco em qualidade, eficiência e bem-estar animal.

Cerca de 80 profissionais dos frigoríficos Caçula e Sol Nascente, localizados em Aparecida de Goiânia e Goiânia, respectivamente, participaram do treinamento, que integra as ações do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (FNDS).

De acordo com Crenilda Neves, secretária-executiva da AGS, o objetivo é promover a melhoria contínua dos processos dentro das indústrias. “O novo treinamento em frigoríficos da AGS visa identificar pontos de aperfeiçoamento e, assim, indicar soluções de aprimoramento do manejo de suínos. Nosso foco é elevar a qualidade do produto e otimizar custos”, explicou.

Durante os encontros, foram abordados temas centrais para o bom desempenho das operações, como bem-estar animal, manejo no desembarque de suínos, área de descanso, além de práticas de manejo pré-abate e abate.

A capacitação foi conduzida pela médica-veterinária e diretora técnica da Associação Brasileira de Criadores de Suínos (ABCS), Charli Ludkte, que reforçou a importância da formação técnica e da sensibilização dos profissionais sobre a responsabilidade envolvida em cada etapa do processo. “Esses treinamentos são fundamentais para garantir que os frigoríficos adotem as melhores práticas, tanto do ponto de vista técnico quanto ético. A suinocultura moderna precisa estar alinhada com as exigências do consumidor e com as normas de bem-estar animal”, destacou Charli.

Segundo Crenilda, o projeto também prepara o setor para uma nova iniciativa de valorização da carne suína no Estado. “Esse treinamento irá auxiliar a próxima campanha que lançaremos em Goiás, a ‘Carne de Porco, bom de preço, bom de prato’, nas próximas semanas. Estamos finalizando a capacitação nos frigoríficos e, em seguida, iniciaremos o trabalho com açougues e supermercados”, adiantou.

A AGS já negocia com outros frigoríficos do Estado para ampliar o alcance do programa de capacitação. A meta é consolidar uma rede de indústrias alinhadas com práticas sustentáveis e com os padrões de qualidade exigidos pelo mercado.

Com a iniciativa, Goiás reforça seu protagonismo na produção e no processamento de carne suína, apostando em qualificação técnica, bem-estar animal e sustentabilidade como pilares de competitividade e valorização da atividade.

A Agro Xingú Corretora de Grãos trabalha com os melhores grãos do mercado da Região Centro Oeste e também deixa você por dentro das últimas novidades e análises sobre do agronegócio.
Não se esqueça de seguir nossas redes sociais.

Acessar Fonte da Notícia