De 06 a 31 de outubro, 10 restaurantes de Cuiabá e Várzea Grande participam do “Roteiro da Carne”, evento gastronômico que exalta a qualidade e a sustentabilidade da proteína bovina mato-grossense. Durante quase um mês, serão oferecidos 10 pratos exclusivos, com preços a partir de R$ 79, elaborados para valorizar a versatilidade e o sabor da carne produzida no estado.
A iniciativa integra a programação do Mês da Carne, promovido pelo Instituto Mato-grossense da Carne (Imac), e conecta a gastronomia local a um calendário internacional de valorização da proteína bovina. O circuito gastronômico tem início após o Pantanal Cozinha Brasil, em 1º de outubro, e se encerra junto ao World Meat Congress (Congresso Mundial da Carne), que será realizado pela primeira vez no Brasil, entre os dias 28 e 30 de outubro, em Cuiabá.

Foto: Divulgação/Imac
No Roteiro da Carne, o público poderá degustar pratos como o filé quatro formaggio, do Talavera Restaurante; o filé dolce vita, do Varadero; o MT Steak pangrattao, do Avah; e o MT Steak com nhoque ao molho Grana Padano, do Due Ladroni.
A lista de receitas especiais inclui ainda o bife ancho de Angus com canjiquinha cremosa, do Canto Cozinha e Conforto; o Steak Angus Mato Grosso, do Casarão 154; o Chorizo com arroz de brócolis e mandioca cremosa, do Meats; a costela Angus com batatonese, do Toroari Cozinha Criativa; o filé suíço, do Baronês; e o MT Steak e guanciele, do Mahalo.
Para a diretora executiva do Imac, Paula Sodré Queiroz, o evento reforça a importância de mostrar ao público local e nacional o padrão de qualidade da carne mato-grossense. “O Roteiro da Carne é uma vitrine para a nossa produção. Além de divulgar a versatilidade da proteína bovina, mostra ao consumidor final que Mato Grosso alia sabor, tradição e sustentabilidade. Esse tipo de ação fortalece a imagem da nossa carne e contribui para abrir ainda mais portas no mercado nacional e internacional”, destaca Paula.
“A gente tem que divulgar e valorizar o que é da terra. Isso é bom para o turista, é bom para movimentar a cena gastronômica. Então isso é muito importante para os restaurantes daqui. A gastronomia de Mato Grosso é muito rica e quando se pega a carne produzida aqui, quando ela é bem trabalhada, realmente dica deliciosa”, enfatiza o presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes em Mato Grosso (Abrasel-MT), Daniel Teixeira.
Apesar do preço promocional, não há limite de pratos por cliente, e o atendimento será realizado normalmente dentro do horário de funcionamento de cada restaurante, sem necessidade de agendamento prévio.