Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral Pular para o rodapé

Safra 2025/26 de soja começa em Goiás com otimismo e tecnologia no campo

Com o fim do vazio sanitário da soja na última quarta-feira (24), Goiás se prepara para iniciar mais um ciclo de produtividade e inovação no campo. Para marcar o momento, acontece neste sábado (27) a Abertura Estadual do Plantio de Soja – Safra 2025/26, dando início à semeadura do principal grão cultivado em solo goiano. O encontro será na Fazenda Tamburi, em Nova Crixás, município localizado no coração do Vale do Araguaia.

A Abertura Estadual do Plantio de Soja é um marco consolidado no calendário do agronegócio goiano. Mais do que celebrar o início da nova temporada, o encontro reúne produtores, lideranças e autoridades para analisar cenários, compartilhar conhecimento e discutir os principais desafios e oportunidades da safra. Para 2025/26, o evento chega envolto em expectativas positivas, impulsionadas por tecnologia, pesquisa e confiança do setor.

Foto: Gilson Abreu

As estimativas mais recentes do IBGE, do USDA e da Cogo Consultoria indicam um crescimento significativo, com aumento da área plantada e da produtividade, impulsionado pelo uso de tecnologias no campo e pela expectativa de um regime de chuvas mais favorável, ainda que sob influência de uma possível La Niña de baixa intensidade. Outro ponto em debate no setor é a suspensão dos efeitos da Moratória da Soja, que pode abrir novas perspectivas de comercialização para a oleaginosa.

De acordo com a Aprosoja-GO, entidade que promove o evento no estado, os números para a próxima safra ainda são incertos. “Nossa percepção é de que o aumento de área será bastante modesto, até porque os custos de produção estão muito elevados”, afirma o presidente da Aprosoja-GO, Clodoaldo Calegari.

Ele lembra que a última safra de soja goiana totalizou 20,75 milhões de toneladas, o maior volume da história. “No último ciclo, nós tivemos clima muito favorável tanto na 1ª quanto na 2ª safra. Para que a gente mantenha esses patamares de produção, precisamos que o clima se comporte de forma positiva”, ressalta.

A escolha de Nova Crixás para sediar essa edição da Abertura Estadual do Plantio de Soja visa reconhecer o trabalho e a dedicação dos agricultores locais e também mostrar como a produção do Vale do Araguaia goiano pode consolidar Goiás como o 3º maior produtor de grãos do Brasil. Cerca de 10% da soja e 15% do milho produzidos em Goiás vêm do Vale do Araguaia, essa fronteira agrícola de Goiás e do Centro-Oeste brasileiro.

A região tem potencial para converter mais de dois milhões de hectares de pastagens degradadas em áreas produtivas para a 1ª safra, conciliando aumento da produção agrícola com a recuperação ambiental dessas áreas.

A Agro Xingú Corretora de Grãos trabalha com os melhores grãos do mercado da Região Centro Oeste e também deixa você por dentro das últimas novidades e análises sobre do agronegócio.
Não se esqueça de seguir nossas redes sociais.

Acessar Fonte da Notícia