A cidade de Mossoró, no Rio Grande do Norte, vai sediar a próxima edição do programa Exporta Mais Brasil: Rodada de Negócios de frutas frescas, de 19 a 21 de agosto. Esta iniciativa da Agência Brasileira de Promoção das Exportações e Investimentos (ApexBrasil) em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o Comitê Executivo de Fruticultura do Rio Grande do Norte (COEX/RN), o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC/RN), a Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas) e o Governo do Estado do Rio Grande do Norte acontecerá durante a Feira Internacional da Fruticultura Tropical Irrigada (Expofruit), com a finalidade de facilitar negócios entre empresas brasileiras e compradores internacionais. Estarão presentes 39 empreendedores rurais, representantes de cooperativas, de empresas produtoras e/ou exportadoras brasileiras do segmento, que poderão negociar diretamente com compradores internacionais de 13 empresas representantes de 12 países: Equador, Chile, Estados Unidos, África do Sul, Reino Unido, Espanha, Romênia, Emirados Árabes Unidos, Índia, Singapura, Rússia, China. Para o presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, no momento no qual o mundo está em busca de novos mercados, esta edição do Exporta Mais é uma oportunidade concreta para abrir portas para os produtos do Brasil, cuja qualidade, competitividade e sustentabilidade têm sido reconhecidas internacionalmente. “Temos que trabalhar fortemente com produtos sustentáveis. O Brasil é um dos países mais ricos em diversidade no mundo, com grande espaço de ampliação de produção. As regiões com maior potencial de crescimento nas exportações são o Norte e Nordeste e a ApexBrasil tem trabalhado com este foco”, destaca.
Exporta Mais abre nova portas para exportação de frutas brasileiras
A expectativa para esta edição é grande. Para o diretor comercial da Agrícola Famosa, Lucas Gutierrez, esta edição do Exporta Mais Frutas Frescas, em Mossoró (RN) será uma oportunidade de buscar novos compradores para seus produtos. No ano que celebra 30 anos de existência, a Agrícola Famosa tem muito para comemorar. “A empresa começou somente com a comercialização de frutas, mas devido a uma dívida de um produtor, que pagou a empresa com terra, começou a plantar. Atualmente plantamos cerca de 10 mil hectares só de melões e melancia. Mas, no total temos uma área de produção superior a 30 mil hectares”, explica. Ele conta que a empresa, instalada na divisa dos estados do Rio Grande do Norte e Ceará, gera mais de 10 mil empregos por ano, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social da região. A qualidade e a inovação levaram os produtos a conquistarem o mercado internacional. Com o apoio da ApexBrasil, a empresa, que já participou de eventos e feiras no Brasil e exterior, exporta para países como Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita, França, Singapura, Rússia, Lituânia, Canadá, Estados Unidos entre outros. “Sempre muito focada em qualidade, inovação e atendimento à demanda do cliente, a Agrícola foi ganhando mercado”, destaca o diretor, acrescentando que a empresa também tem buscado ampliar as exportações na América do Sul, com destaque para os países do Mercosul. A expectativa é grande para esta edição do Exporta Mais. “Esperamos visitas de clientes que atualmente não temos contato e fechar novas demandas nas rodadas de negócios”, afirmou.
Sobre o projeto setorial Frutas do Brasil – Gifted by the sun
A Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas), em parceria com a ApexBrasil, desenvolve o projeto setorial Frutas Brasil, criado para apoiar empreendedores e exportadores brasileiros na busca por ampliação dos negócios, abertura de novos mercados, reconhecimento e diferenciação das frutas brasileiras e aumento do hábito saudável de consumir frutas com qualidade superior. De acordo com a Abrafrutas, em 2024, o Brasil exportou mais de um milhão de toneladas de frutas, gerando uma receita superior a US$ 1,287 bilhão, um aumento de quase 4% em valor em comparação a 2023. Conforme a Associação, o desempenho geral das exportações de frutas brasileiras segue em crescimento em 2025. No primeiro trimestre do ano, as vendas internacionais somaram US$ 280 milhões, com aumento de 1,47% em valor e 24,78% em volume em relação ao mesmo período de 2024.