A Agência Brasileira de Promoção das Exportações e Investimentos (ApexBrasil) acaba de publicar a nova edição da Revista Exporta Brasil . A publicação detalha os principais programas, projetos e ações realizadas pela Agência no ano passado, que ajudaram o país a conquistar resultados históricos no comércio exterior. O Brasil segue rumo à era trilionária e a ApexBrasil tem tido papel crucial nessa jornada, promovendo as exportações de produtos e serviços brasileiros e atraindo investimentos estrangeiros para o país, por meio da realização de fóruns empresariais, missões em mercados-chave, estudos de mercado e diversas atividades coordenadas com diferentes parceiros nacionais e internacionais. A nova edição da revista Exporta Brasil mostra todos os esforços empenhados pela ApexBrasil em 2024 e está disponível gratuitamente no portal da Agência.
“O Brasil está consolidando sua posição no comércio global e avançando em direção a um novo patamar. Em 2024, aceleramos nossa presença internacional, ampliamos mercados e fortalecemos nossa competitividade”, afirma o presidente da ApexBrasil, Jorge Viana.
Se 2023 foi o momento da reconstrução da presença brasileira no mercado externo, 2024 foi o ano marcado por grandes avanços que consolidaram o protagonismo brasileiro no cenário internacional. Entre os números de destaque está o fluxo total de bens e serviços negociados pelo país com o mundo, que atingiu US$ 751,4 bilhões, elevando o Brasil a um novo patamar rumo à marca histórica de US$ 1 trilhão até o final de 2026, dentro dos objetivos do governo Lula. Em 2024, todos os setores da economia registraram aumento dos volumes vendidos ao exterior, quando o Brasil exportou US$ 337 bilhões. O valor é ligeiramente menor que os US$ 339,7 bilhões exportados em 2023, mas ainda o segundo maior da história.
“A ApexBrasil se orgulha de ter contribuído para esses resultados. Nas páginas desse segundo volume da revista Exporta Brasil você vai ver que temos trabalhado muito”, destaca Jorge Viana. “E tudo isso só se tornou possível graças ao entusiasmo e à dedicação do time de funcionários da ApexBrasil comprometido e competente, a quem agradeço por mais um ano de realizações”, reforça o presidente da Agência.
Recordes batidos e novas marcas alcançadas
Os números comprovam: em 2024, a ApexBrasil bateu o recorde histórico de mais de 20 mil empresas apoiadas, das quais cerca de 54% são de micro e pequeno porte e aproximadamente 21% são das regiões Norte e Nordeste. O ano foi marcado pelo fortalecimento das iniciativas para reduzir as desigualdades em todas as áreas. Entre os programas de destaques está o Exporta Mais Brasil que realizou, só em 2024, 15 etapas em diferentes estados, atendendo 388 empresas das quais mais da metade são lideradas por mulheres. Com o slogan “Rodando o país para nossas empresas ganharem o mundo”, desde 2023, o programa realizou 28 edições e movimentou mais de meio bilhão de reais em negócios. Só em 2024 foram R$ 277,6 milhões em negócios gerados.
Confira os depoimentos das empresas participantes do programa na reportagem da revista. Em 2024, por meio do programa Mulheres e Negócios Internacionais (MNI), 1.437 empresas com liderança feminina foram apoiadas diretamente pela ApexBrasil. “A inclusão feminina no comércio exterior é uma prioridade e estamos criando caminhos para que cada vez mais empreendedoras levem seus negócios para o mundo”, afirma a diretora de Negócios da Agência, Ana Paula Repezza.
Para isso, a Agência vem aplicando uma lente de gênero em todos os seus projetos e programas. Outro marco de 2024 foi a celebração de 20 anos do PEIEX – Programa de Qualificação para Exportação – que já atendeu mais de 30 mil empresas, de mais 1.500 municípios, sendo 75% delas de micro e pequeno porte (MPE). Trata-se de uma das iniciativas mais relevantes da Agência, que qualifica gratuitamente empresas de todos os portes e setores para o mercado internacional. Entre 2023 e 2024, 6.213 empresas foram capacitadas pelo PEIEX. Dessas, 1.086 exportaram e geraram mais de US$ 3,2 bilhões.
Promovendo a biossocioeconomia
Outro ponto relevante na atuação da ApexBrasil em 2024 foi o olhar diferenciado para a promoção do desenvolvimento sustentável. Com o apoio da Agência, empresas brasileiras têm provado que é possível crescer sem abrir mão da conservação ambiental e da inclusão social. “A ApexBrasil está comprometida em promover um modelo de desenvolvimento que alie crescimento econômico à preservação ambiental e à inclusão social, como estratégia fundamental. Queremos fortalecer cadeias produtivas sustentáveis e atrair investimentos responsáveis”, afirma o diretor de Gestão Corporativa da ApexBrasil, Floriano Pesaro.
A segunda edição do programa Exporta Mais Amazônia, realizado em novembro de 2024, é exemplo disso. O programa levou 15 compradores para dentro da floresta amazônica, no Pará, e movimentou mais de R$ 35 milhões ao colocá-los frente a frente com 33 fornecedores nacionais de produtos compatíveis com a floresta, como castanhas, açaí e temperos amazônicos. A reportagem da revista conta como funciona o programa e apresenta ainda outras iniciativas realizadas pela ApexBrasil em 2024 voltadas para a promoção da biossocioeconomia, como a Missão Acre de Biomateriais e o evento Awake, realizado em Milão.
Promoção comercial e atração de investimentos
A participação em feiras internacionais é uma estratégia essencial para empresas que desejam expandir seus mercados. Em 2024, a ApexBrasil apoiou a participação de 900 empresas brasileiras em 54 diferentes feiras mundo afora. Entre elas estão Sial Paris, na França; Gulfood, em Dubai; Offshore Technology Conference (OTC), nos Estados Unidos; Africa´s Big 7, na África do Sul; Expo Ferretera, em Guadalajara, no México; e diversas outras. Com relação aos investimentos, ao longo do ano passado, a Agência superou a meta de atendimentos a investidores, alcançando um total de 244 – número 28,4% acima da meta prevista.
Foram 64 projetos de investimentos anunciados com o apoio da Agência em 2024, totalizando US$ 8,6 bilhões. Além disso, a Agência realizou, novamente, como todos os anos, dois grandes eventos com foco na atração de investimentos para o país: a 7a edição do BIF (Brasil Investment Forum) e a 8a edição do CV in Brasil (Corporate Venture in Brasil). Na revista estão todos os detalhes e resultados dessas grandes realizações.
Reaproximando o Brasil de todos os continentes
A agenda da ApexBrasil em 2024 esteve focada em intensificar esforços para reaproximar o Brasil de todos os continentes apostando na diplomacia presidencial como estratégia para abrir novos mercados e fortalecer parcerias comerciais consolidadas. Ao lado do Ministério de Relações Exteriores (MRE), Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), e de outras entidades parceiras, a ApexBrasil promoveu fóruns empresariais internacionais, encontros e missões em mercados-chave como Bolívia, Chile, Japão, África, Europa e países da ASEAN (Associação das Nações do Sudeste Asiático). A matéria de capa da revista traz detalhes de cada um desses eventos e o impacto dessas iniciativas no posicionamento do Brasil frente ao mercado global.
Histórias inspiradoras
Para se inspirar, nada como uma boa história contada por quem já viveu na pele os desafios e benefícios do processo de exportação. Por isso, a revista de balanço da Apex apresenta algumas das experiências narradas pelos próprios empresários brasileiros no programa Apexpod – o podcast da ApexBrasil -, que teve quase 1 milhão de acessos, e o programa Histórias Exportadoras, disponível o canal da Agência no YouTube. Para a gerente de Comunicação, Marketing e Clientes da ApexBrasil, Helena Chagas, a revista Exporta Brasil é um retrato da atuação da Agência em 2024 e torna visível os avanços e os resultados de um ano de muito trabalho e dedicação.