![]()
BRUXELAS (Reuters) – Autoridades da União Europeia e da China se reunirão em Bruxelas na próxima semana para tentar amenizar as tensões comerciais, principalmente a expansão dos controles da China sobre as exportações de terras raras, que ameaçam prejudicar importantes setores de produção da UE, como a indústria automotiva.
O comissário europeu de Comércio, Maros Sefcovic, e o ministro do Comércio da China, Wang Wentao, concordaram em uma chamada de vídeo de duas horas na terça-feira que Bruxelas receberá autoridades chinesas para conversações.
A Comissão Europeia disse nesta sexta-feira que haverá um conjunto de reuniões presenciais e virtuais na próxima semana sob o “Diálogo de Controle de Exportação”. Nem Sefcovic nem Wang devem comparecer.
Durante sua ligação nesta semana, Sefcovic e Wang levantaram uma série de questões que estão exacerbando as tensões comerciais, incluindo terras raras, tarifas da UE sobre veículos elétricos chineses e a apreensão holandesa da Nexperia, fabricante de chips de computador de propriedade chinesa.
As 17 terras raras, das quais 12 têm restrições de exportação, são vitais para produtos que variam de veículos elétricos a motores de aeronaves e radares militares. A China produz cerca de 90% das terras raras processadas e dos ímãs de terras raras do mundo.
A China tem queixas contra a União Europeia, mas o bloco foi parcialmente pego no fogo cruzado entre Washington e Pequim.
Os controles de exportação existentes desde abril causaram escassez em todo o mundo, antes que uma série de acordos com a Europa e os Estados Unidos aliviasse o aperto no fornecimento.
Ainda assim, a Comissão afirma que dos 2.000 pedidos prioritários de licenças de exportação de empresas da UE, apenas pouco mais da metade foi devidamente processada.
(Reportagem de Philip Blenkinsop)