Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Exportações de alimentos do Japão em 2024 atingem recorde, apesar das proibições de importação de frutos do mar da China

Logotipo Reuters

TÓQUIO, 4 de fevereiro (Reuters) – As exportações de produtos agrícolas, florestais e pesqueiros do Japão aumentaram 3,7%, atingindo um recorde em 2024, apesar da proibição da China às importações de frutos do mar após a decisão da Tokyo Electric Power (9501.T).descarga de água da usina nuclear de Fukushima.

As exportações no ano passado totalizaram 1,507 trilhão de ienes (US$ 9,7 bilhões), acima dos 1,454 trilhão de ienes em 2023, informou o Ministério da Agricultura, Florestas e Pesca (MAFF) na terça-feira.

Foi o 12º aumento anual consecutivo e um recorde, disse Kazuyoshi Nakasugi, vice-diretor da divisão de planejamento de políticas de exportação do MAFF, observando que exportações mais fortes para os Estados Unidos e outras partes da Ásia compensaram o declínio nas exportações para a China e Hong Kong.

“Um número crescente de restaurantes japoneses e a popularidade crescente de uma ampla variedade de comidas japonesas, impulsionados pelo número crescente de turistas estrangeiros visitando o Japão, apoiaram o crescimento”, disse Nakasugi.

A Tepco começou a liberar água radioativa tratada da Usina Nuclear de Fukushima Daiichi em agosto de 2023, levando a China a suspender as importações de todos os frutos do mar de origem japonesa.

As exportações agrícolas, florestais e pesqueiras do Japão para a China caíram 29,1%, para 168,1 bilhões de ienes em 2024, mas as exportações para os Estados Unidos aumentaram 17,8%, para 242,9 bilhões de ienes, tornando os EUA o principal destino de exportação do Japão pela primeira vez em 20 anos.

As exportações para o Vietnã e a Tailândia cresceram mais de 23%, enquanto as vendas para Taiwan, Coreia do Sul e Europa também subiram entre 11 e 20%, graças à forte demanda por temperos e chá verde.

As exportações de vieiras do Japão foram das mais afetadas pela proibição da China, mas o aumento das vendas para os EUA, Taiwan e Vietnã ajudou a compensar o impacto, disse Nakasugi, do MAFF.

O governo tem promovido a diversificação dos destinos de exportação de vieiras e outros produtos do mar, desenvolvendo canais comerciais em outras partes da Ásia e nos EUA.

“Continuaremos a incentivar a China a retomar as importações de frutos do mar o mais rápido possível, ao mesmo tempo em que apoiamos os esforços para expandir os canais de vendas de produtos alimentícios japoneses em todo o mundo”, disse Nakasugi.

($1 = 155,2200 ienes)

Reportagem de Yuka Obayashi; Edição de Michael Perry

A Agro Xingú Corretora de Grãos trabalha com os melhores grãos do mercado e também deixa você por dentro das últimas novidades e análises sobre do agronegócio.
Não se esqueça de seguir nossas redes sociais.

Acessar Fonte da Notícia