Exportações impulsionam equilíbrio no mercado do boi gordo

O bom fluxo de exportação deve seguir desempenhando um papel importante na absorção da oferta, que segue boa, e no equilíbrio dos preços. Apesar da boa disponibilidade de gado terminado neste ano até aqui, é possível que o excesso de fêmeas abatidas modere a partir do próximo mês, passado o período de descartes mais fortes das fêmeas vazias.

Foto: Shutterstock

Apesar do mercado físico do boi gordo morno nas últimas semanas, os contratos futuros reagiram a partir do início de março, com os vencimentos para a safra (maio e junho) se afastando dos R$ 300/@ e os vértices da entressafra (outubro e novembro) acima dos R$ 340/@. Interessante o fato de que as altas recentes dos futuros anularam o desconto que havia entre o contrato do boi gordo com vencimento em março de 2025 para maio de 2025. Curva futura do boi gordo.

O ajuste veio a reboque das expectativas de melhora da demanda externa, após a circulação de notícias de que a China não renovará licenças de exportação de frigoríficos de carne bovina americanos. Antes disso, a China havia anunciado tarifa de 15% sobre o produto dos EUA em resposta à elevação das tarifas impostas pelo presidente americano aos produtos chineses. Além disso, há expectativas de abertura do mercado do Vietnã, do Japão e novas habilitações de plantas de exportação para a China.

Embora o mercado tenha se animado com a possibilidade de o Brasil capturar maior acesso para a carne bovina no mercado chinês, o Brasil já é, de longe, o maior fornecedor externo, além de destinar carnes de padrão diferente do produto americano.

O escritório do USDA na China reforçou em atualização das estatísticas no início deste mês, sua expectativa de leve queda, de 0,6% na produção chinesa de carne bovina em 2025 e importações 2,2% maiores, chegando a 3,8 milhões de t, o que é uma perspectiva positiva para o Brasil. Já para a Austrália, a previsão é elevação da produção e das exportações, devido aos abates elevados de fêmeas.

A Agro Xingú Corretora de Grãos trabalha com os melhores grãos do mercado e também deixa você por dentro das últimas novidades e análises sobre do agronegócio.
Não se esqueça de seguir nossas redes sociais.

Acessar Fonte da Notícia