Os frigoríficos Silva e Verdi, parceiros do Programa Carne Certificada Hereford, registraram um recorde de exportações ao embarcarem 263.31 toneladas de carne Hereford para o mercado internacional. O volume corresponde ao acumulado dos últimos meses e integra os resultados operacionais do programa na relação com plantas habilitadas para exportação.
As cargas tiveram como destinos Maldivas, Portugal, México, Itália, Holanda, Canadá e Suíça, mercados que, nos últimos anos, passaram a ampliar o recebimento de carne bovina com origem identificada. Os embarques incluíram cortes de traseiro e dianteiro com maior regularidade de padronização, entre eles picanha, bife de vazio, contra filé, filé mignon, filé de costela, alcatra, patinho, lagarto e raquete. Os lotes foram destinados a compradores que operam com redes varejistas, distribuidores e serviços de alimentação. O destaque ficou por conta dos embarques pelo Frigorífico Silva, que foi responsável pela exportação de 261,88 toneladas
O diretor do Programa Carne Certificada Hereford, Eduardo Eichenberg, explica que o desempenho está relacionado ao funcionamento contínuo do programa Carne Certificada Hereford e ao trabalho das propriedades envolvidas. “Esse resultado, recorde de exportações, vai de encontro ao sucesso que a gente tem tido dentro do programa de carne e principalmente com as raças Hereford e Braford”, observa. “Criadores e produtores comerciais estão se esmerando em produzir um produto de excelente qualidade, que está sendo reconhecido por mercados internacionais exigentes”, complementa o dirigente.
Segundo Eichenberg, a evolução dos embarques acompanha mudanças recentes no perfil de compras de alguns países. “Esses mercados são muito seletivos na aquisição de proteína animal e vêm buscando produtos com processo de certificação bem definido”, comenta. Ele acrescenta que o desempenho é consequência do trabalho desenvolvido em diferentes etapas. “Tudo está caminhando para o mesmo objetivo, que é essa produção de um produto de excelente qualidade, que é a nossa Carne Certificada Hereford, fruto de um processo que começa na reprodução, passa pelo frigorífico e chega ao consumidor”, destaca. “Agora não só no mercado interno, mas também entre consumidores internacionais”, conclui.