MOSCOU (Reuters) – A consultoria agrícola Sovecon afirmou nesta terça-feira que elevou sua previsão para as exportações de trigo da Rússia para a temporada 2025/26 em 2,1 milhões de toneladas métricas, para 42,9 milhões de toneladas, refletindo melhores perspectivas de safra e preços competitivos.
As exportações na temporada anterior, que terminou em 30 de junho, foram estimadas em 40,8 milhões de toneladas.
No final de junho, a Sovecon aumentou sua previsão para a safra de trigo russa de 2025 em 0,2 milhão de toneladas, para 83,0 milhões, citando a melhoria das condições da safra em partes da Rússia central.
No início de julho, o trigo russo da nova safra foi oferecido a US$225-228 por tonelada (FOB), abaixo das ofertas búlgaras e romenas de cerca de US$230 por tonelada, disse a agência em uma nota.
Graças às margens sólidas, os exportadores russos podem ter espaço para baixar ainda mais os preços, se necessário. No entanto, a Rússia pode enfrentar uma forte concorrência no início da temporada da Romênia e da Bulgária, onde são esperadas boas colheitas, acrescentou a Sovecon.
A concorrência adicional pode vir da Ucrânia, que precisará redirecionar mais trigo para destinos fora da UE em 2025/26, disseram os analistas.
A ministra da Agricultura, Oksana Lut, disse que a Rússia pretendia exportar 45 milhões de toneladas de trigo nessa temporada de comercialização, que começou em 1º de julho, um pouco mais do que na temporada passada. A Rússia é o maior exportador de trigo do mundo.
(Reportagem de Olga Popova)